Connect with us

Jaicós

Com desfile, Pequeno Polegar celebra 7 de setembro e seus 32 anos de história na educação de Jaicós

Publicado

em

Celebrando os 200 anos de independência do Brasil, comemorados neste dia 7 de setembro, a Cooperativa Educacional Pequeno Polegar, da cidade de Jaicós, realizou um grande desfile cívico na tarde desta quarta-feira (07).

A concentração aconteceu em frente a escola, na Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, no bairro Serranópolis, e de lá o desfile percorreu ruas e avenidas e encerrou em frente a Igreja Matriz, onde aconteceu uma cerimônia cívica.

Além do Dia da Independência, o desfile celebrou também os 32 anos de história do Pequeno Polegar na educação de Jaicós. A trajetória da instituição foi a temática do desfile, que foi formado por sete pelotões.

Alunos, pais, professores, ex-alunos, e agora profissionais, integrantes da Maçonaria e também jovens representando a figura do vaqueiro Nordestino, participaram do Desfile Cívico.

Os pelotões homenagearam as fundadoras da escola, os professores do período de fundação até o ano de 2005, e também os atuais; além de apresentarem as conquistas da escola, projetos, e frutos.

Ao final do desfile, a diretora Rosângela Silveira enalteceu a trajetória da escola. “Há 32 anos nossa escola cumpre seu papel de entidade formadora. Uma escola construída por sonhos e por amor à educação, que busca sempre atender às exigências da comunidade, contribuindo na formação de cidadãos conscientes e capacitados para progredir na sociedade. Por aqui já passaram estudantes profissionais, que atuam nas mais diversas áreas, e aqui iniciaram sua caminhada rumo ao profissionalismo. Uma escola é um conjunto de todas as pessoas que ali trabalham e estudam, hoje coroamos a existência do Pequeno Polegar, a semente plantada por todos aqueles que acreditaram e acreditam na educação”.

Ela também fez agradecimentos aos que fazem parte da história do Pequeno Polegar. “Nossa gratidão a toda comunidade jaicoense que sempre nos prestigiou, aos professores que nos agraciaram com seus ensinamentos, aos alunos pela presença, compreensão, olhar firme no futuro e perspectiva de sucesso, aos pais, que participaram ativamente da vida escolar dos seus filhos, impulsionando-os para frente. Aos funcionários, nossa eterna gratidão […]. Hoje, em especial, queremos agradecer aos ex-alunos que vieram abrilhantar nosso desfile; ao padre Miguel por permitir o uso do patamar da igreja, ao prefeito Ogilvan por nos presentear com o som e a guarda municipal; aos policiais por nos dar força na organização do desfile; aos meninos da banda de musica de Padre Marcos, que orientaram nossa fanfarra; a secretária de Cultura Alessandra; aos Demolays, enfim, todos merecem os agradecimentos pelo sucesso da nossa escola e do desfile de hoje. Obrigada por fazerem parte da nossa história”.

História da Escola

Em 1990, duas personalidades jaicoenses, Maria de Lourdes Siqueira Lélis (Em memória”, e Rosângela Maria Macedo Silveira e Santos, numa antiga casa de família, uma história se inicia, cheia de sonhos, desafios, esperanças, conquistas e com grande compromisso com a educação, a fim de atender as necessidades de crianças e adolescentes da nossa querida Jaicós, juntamente com as professoras Maria Luiza de Araújo, Maria Elizete de Carvalho, Maria Aldenir Silva e Paiva, Maria de Lourdes Costa Carvalho, Maria da Anunciação M. S Vilarinho, e como zeladora, Valtânia Maria das Silva.

Em 1992, novos desafios surgiram e veio a criação da 5ª série, acrescentando a nova equipe pedagógica, como Francisco das Chagas Cruz, Sebastião de Carvalho França, Silmara Gonçalves Vieira, Maria Vera Lúcia Silva Andrade Feitosa e Francisca Célia Lima Carvalho. Em 1995, a pequenina escola sentiu que era preciso ampliar suas instalações, a fim de dar um melhor atendimento aos alunos, mudando-se para o prédio do Patronato, pertencendo à Paróquia de Nossa Senhora das Mercês.

Em 2005, sentindo cada vez mais a insuficiência física nesse segundo ambiente e para dar continuidade a caminhada educacional, finalmente a escola foi mudada para o antigo ginásio Padre Marcos, onde funciona até o dia de hoje.

Publicidade

E essa semente germinou, produzindo grandes frutos, fazendo desabrochar um projeto educacional que está a todo momento sendo ampliado e aprofundado.


Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS