Connect with us

MUNICÍPIOS

Mais de 150 prefeitos paralisam atividades nesta sexta-feira em todo Piauí

Publicado

em

Mais de 150 prefeitos de todo o Piauí se reúnem hoje, na APPM, com senadores e deputados federais do Estado para pressionar a bancada de parlamentares sobre o aumento dos 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, desoneração da Previdência, a redistribuição dos royalties do petróleo, dentre outros assuntos. Os gestores fazem um dia de paralisação.

Com a manifestação, eles pretendem chamar a atenção do Governo Federal sobre a situação da administração municipal que, segundo os gestores, está difícil pela falta de verbas, excesso de obrigações legais.

De acordo com o presidente da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais, Arinaldo Leal, esses pontos são os mais importantes das reivindicações do movimento municipalista e da campanha Viva o seu Município.

“As prefeituras do Piauí e de todo o Brasil protestam nesta sexta-feira contra o arrocho financeiro e a sobrecarga de responsabilidades atribuídas aos municípios nos últimos anos. Sofremos com a falta de apoio técnico e de recursos, além de sermos nós que recebemos as cobranças da população. É hora de darmos um basta nisso”, disse.

Os prefeitos querem pedir que os parlamentares intervenham e façam com que a administração federal desonere a carga previdenciária como fez com empresas privadas, lutem pela divisão dos royalties do pré-sal e tentem modificar a lei de responsabilidade fiscal, permitindo um percentual maior para despesas com pessoal.

Publicidade

O convite aos gestores piauienses é estendido à XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O encontro é a última ação da campanha e vai ocorrer de 12 a 15 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

O evento começa às 9 horas. ”Vamos colocar treze cadeiras com os dizeres ‘aqui estão os parlamentares federais que apoiam os municípios’. Queremos repassar a eles uma carta municipalista com a pauta das dificuldades que estamos enfrentando”, disse. O movimento é também como preparação da Marcha dos Prefeitos a Brasília que acontece no próximo mês.

 

 

Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS