Connect with us

Massapê do Piauí

Prefeitura de Massapê do Piauí entrega UBS modelo e escola ampliada na zona rural

Publicado

em

A Prefeitura de Massapê do Piauí entregou nesta sexta-feira, dia 14 de agosto, no povoado Porteiras, duas importantes obras que irão permitir a implementação dos serviços públicos que são oferecidos nas áreas da saúde e educação.

A primeira obra inaugurada, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi a Unidade Básica de Saúde, que recebeu o nome de José Duruteu de Barros. A entrega da obra representa um salto na qualidade dos serviços de Saúde. Os atendimentos, que eram realizados em um posto de saúde de pequeno porte, agora serão ofertados na nova UBS.

A construção do novo espaço é uma das estratégias do Governo Municipal para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica à Saúde, a partir da melhoria da estrutura física das unidades básicas de saúde, oferecendo aos profissionais e usuários um local adequado, dentro dos padrões de qualidade do Ministério da Saúde, o que possibilita a implementação dos serviços e melhorias nas práticas das equipes de Saúde.

O centro de saúde foi construído com recursos de emenda parlamentar destinada pelo então deputado federal, Jesus Rodrigues. Na equipagem, foram investidos recursos de emenda parlamentar da deputada federal Iracema Portella, como também, foram aplicados recursos próprios do município na construção do muro. “Essa obra é fruto de uma parceria política e administrativa com a nossa vice-prefeita Luíza Cecília para o fortalecimento da Saúde na região do povoado Porteiras”, disse o prefeito Chico Carvalho, durante a cerimônia inaugural.

A vice-prefeita Luíza Cecília participou da cerimônia e salientou a importância da obra para o povoado Porteiras e região. “É uma alegria ter participado junto com o prefeito Chico Carvalho da realização dessa grande obra que representa um salto de qualidade para a saúde do município, principalmente para o povoado Porteiras”, disse. Ela reforçou a parceria política com o prefeito Chico Carvalho, que possibilitou a realização dessa e outras obras no município, como a pavimentação de ruas no povoado São Francisco, a construção do polo da Academia da Saúde na sede, dentre outras.

Publicidade

A secretária municipal de Saúde, Deliany Cavalcanti, destacou que a construção da nova UBS possibilita a qualificação e a implementação dos serviços públicos de saúde. “O povoado Porteiras passa a ter uma grande estrutura para o atendimento em Saúde, uma UBS padrão do Ministério da Saúde, com estrutura ampla, moderna e adequada. A partir de agora, além de qualificar os atendimentos, nós vamos poder implementar os serviços na comunidade. Vamos equipar a sala com aparelhos fitoterápicos, e com isso, oferecer os serviços de fisioterapia aqui na comunidade, evitando que as pessoas desta região tenham que se deslocar para a cidade de Massapê”, disse.

Em seguida, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou à comunidade a reforma e ampliação da Escola Municipal Duruteu de Barros Filho. A Escola, que era pequena e insuficiente para atender a demanda educacional da comunidade de Porteiras, foi interligada com o prédio do antigo posto de saúde, e com isso, ganhou novos espaços.

O secretário de Educação, Leonel Lopes, explicou que, com a ampliação da escola, não haverá mais a necessidade de salas anexas fora da unidade escolar. “Todas as salas funcionarão no mesmo prédio. Além disso, preparamos a escola para ser climatizada. Foram mudanças que vão melhorar as condições para os alunos e professores, e a partir do momento em que oferecemos essas melhorias, a tendência é melhorarmos ainda mais os resultados”, disse, salientando que comunidade de Porteiras tem com bons índices educacionais.

O vereador José Duruteu de Barros Filho, o Filô, agradeceu pelos investimentos feitos no povoado Porteiras, onde ele reside. “O povoado está de parabéns por essas obras. É uma comunidade importante, que mora muita gente, que precisava e merecia. Então, queremos agradecer ao prefeito Chico Carvalho, a vice-prefeita Luíza Cecília e os deputados Jesus Rodrigues e Iracema por atenderem esses pedidos e construir a UBS. E depois de construir a UBS, deu pra aumentar a escola. São todas duas importantes, porque eram insuficientes para a população das Porteiras”, disse.

As cerimônias inaugurais aconteceram de forma rápida e simplificada, em virtude das medidas restritivas para o combate a pandemia causada pelo novo coronavírus. Estiveram presentes autoridades municipais lideranças políticas e poucos moradores. Dentre outros, participaram também o presidente da Câmara Municipal,  Rafael Veloso, os vereadores Rivaldo Carvalho, Nonato Apolônio, José Juvaldi, José Marilson, Tontonho Xavier; os secretários municipais Nivaldo Rodrigues (de Obras), Francivaldo Reis (de Gestão), Maria Lúcia (de Cultura), Reinaldo Carvalho (de Fazenda), Fredy Lima (do Serviço Militar), Lucileide Carvalho (de Meio Ambiente), Robervan Silva (da Controladoria) e Fernanda Coutinho (de Assistência Social); as lideranças políticas Benedito Esmédio, Roberto Carvalho e Elder Morais.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS