Padre Marcos
PADRE MARCOS | Secretaria de Educação promove formação para manipuladores de alimentação escolar
Dando continuidade as ações em preparação para retomada gradual das aulas semipresenciais, a Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde desta sexta-feira, 6 de agosto, uma capacitação com os Manipuladores de Alimentos da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino.
A formação, cujo tema é “Manipulação de Alimentos, boas Práticas e Cuidados em meio a Pandemia da Covid-19, no Serviço de Alimentação Escolar”, visa orientar os profissionais sobre os procedimentos para o retorno gradual das aulas semipresenciais na rede, principalmente em relação as medidas que devem ser adotadas para garantir a qualidade higiênico-sanitária, seguindo orientações dos protocolos de biossegurança.

Cerca de 18 profissionais participaram da formação, que foi ministrada pela nutricionista, Elaine de Sousa Carvalho, que na oportunidade apresentou o Manual de Boas Práticas e Operacionalização da Alimentação Escolar, além dos cardápios diversificados para cada modalidade de ensino, como também um termo de ciência e compromisso sobre a importância do papel dos profissionais no desenvolvimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, responsabilizando-se pelo cumprimento das normas sanitárias vigentes.
Entre os presentes na formação esteve, o secretário de Educação Eraldo Gomes, a supervisora da rede de ensino, Luzimar Carvalho, a orientadora pedagógica da rede, Ana Meire Macedo, o presidente do CAE, Jovelando José de Carvalho e Josivânia Elvira de Macedo e Luzia Leal de Araújo, representado o Departamento de Almoxarifado.

De acordo com o secretário, Eraldo Gomes, a capacitação dos manipuladores de alimento para este retorno gradual das aulas semipresencial é de extrema necessidade.
“É muito importante que todo o corpo de profissionais das escolas seja preparado para a retomada gradual das aulas presenciais. E o brilhante trabalho que as merendeiras realizam é muito importante no contexto da escola, principalmente, neste novo cenário que estamos vivenciando, onde os cuidados e as medidas de higiene e segurança devem ser redobrados para que possamos oferecer uma alimentação saudável e segura”, explicou.

Segundo o presidente do CAE, Jovelando Carvalho, a formação tem a finalidade de reforçar condutas adequadas de manipulação, armazenamento e distribuição dos alimentos, quando acrescentou que o CAE estará acompanhando todo o processo de retomada das aulas no que se refere a alimentação escolar.

A nutricionista Elaine Sousa, afirmou que é preciso adotar medidas de prevenção, controle e contenção de riscos no retorno dos estudantes às aulas presenciais e essa formação com as merendeiras, tem o objetivo de reiterar as orientações técnicas sobre o protocolo sanitário e de saúde, relacionada à alimentação escolar.

O momento foi finalizado com dinâmicas e entrega de certificados, além dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual), que serão entregues as merendeiras nas escolas em que atuam.
Veja mais fotos:
-
Jaicós2 dias atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Cirurgião-dentista de Vila Nova morre aos 34 anos e causa grande comoção na região
-
Bocaina6 dias atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
DESTAQUES1 semana atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
GERAL1 semana atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’