Connect with us

Paulistana

PAULISTANA: Açude Ingazeira atinge 100% da capacidade, mas safra está perdida

Publicado

em

O nordeste do Brasil viveu em 2013 a pior seca dos últimos 50 anos, segundo o relatório declaração sobre o estado do clima, divulgado neste mês  pela organização meteorológica mundial. Em Paulistana, depois das últimas chuvas, o açude Ingazeira, o maior da região, atingiu 100% da sua capacidade, mas mesmo assim as perdas são enormes.

“A safra está comprometida porque um inseto matou praticamente quase tudo na região. Se você me perguntar qual é a expectativa de previsão de colheita, da forma que está, apenas de 2% a 5%”, afirmou Hildo José Rodrigues, diretor de finanças Sindicato  dos Trabalhadores Rurais.

Apesar disso, as chuvas dão esperanças aos agricultores. Há mais de quatro anos que dona Guaterina da Silva não via chuva, mas agora a agricultora esta animada e espera que possa colher feijão na roça de três hectares plantada no mês passado.

“Antes da chuva estava difícil, porque estava tudo seco, só estava tomando água de carro pipa e nem para tomar banho tinha. Agora melhorou”, disse.

Uma imagem que representa alívio e esperança para o povo dessa região é do açude Ingazeira, que abastece Paulistana e garante a sobrevivência de 9.500 agricultores. O nível, que há poucos meses chegou a 11% de sua capacidade, agora está no limite máximo de água.

Publicidade

 

 

G1

Facebook

MAIS ACESSADAS