Connect with us

GERAL

Prefeitura inicia supervisão da ponte que liga o bairro Centro ao Boa Sorte em Picos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Picos solicitou ao Departamento de Estradas e Rodovias do Piauí (DER), uma vistoria na ponte sobre o Rio Guaribas, localizada na Rua Marcos Parente, no trecho que liga o bairro centro ao bairro Boa Sorte. A visita foi na tarde desta segunda-feira (17) e teve o acompanhamento da Secretaria de Obras.

De acordo com o Engenheiro Civil especialista em estruturas indicado pelo DER, Cleitmá Oliveira, houve uma erosão no leito do rio, o que deixou as estacas da fundação expostas.

Engenheiro Civil especialista em estruturas, Cleitmá Oliveira.

“A partir de agora vamos fazer um monitoramento sistemático para verificar se essa erosão vai causar algum problema em relação a estabilidade da estrutura e esse acompanhamento também vai nos dar subsídios para poder determinar possíveis intervenções”, explica.

Vistoria técnica a ponte que liga o bairro Centro ao Boa Sorte.

Publicidade

Essa fiscalização é o que vai determinar os efeitos da erosão, com ela será possível apurar informações e dados da real situação da ponte e a partir daí é que será feita uma análise.  Em seguida serão definidas diretrizes que serão adotadas para posterior correção dos problemas.

Vistoria técnica a ponte que liga o bairro Centro ao Boa Sorte com o auxílio de drone.

Segundo o engenheiro, não há necessidade de intervenções no momento, pois as recomendações do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER) priorizam a supervisão da estrutura.  

“Inicialmente não há necessidade de interdição, pois ela só é recomendada caso a prefeitura não tenha condições de efetuar esse monitoramento sistemático, então a interdição só acontecerá caso aconteça algum evento extraordinário e/ou extremo, então não vemos essa possibilidade imediata”, destaca.

Durante a visita estavam presentes os Engenheiros Civis, João Batista e Marco Antônio, que são funcionários da prefeitura. Um  deles, João Batista, explica como se deu a erosão.  “As estacas se encontram expostas hoje devido a uma dragagem ocorrida em outra gestão, ou seja, ao aprofundamento do rio”, disse.

Com 27 anos de construção, a ponte de estrutura metálica possui 100 metros de extensão, 10.7 metros de largura e 7.2 metros de pista de rolamento.

Publicidade

Fonte: CCOM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS