Connect with us

DESTAQUES

Secretaria de Cultura de Picos marca data para festejos de São João

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Picos, em entrevista ao Cidadesnanet, divulgou, nesta segunda-feira (03), a data de comemoração aos Festejos de São João na cidade. O evento acontece nos dias 12 e 13 de julho, no estacionamento do Piauí Shopping.

O secretário de Cultura, Iata Anderson, declarou que a intenção é tornar a festa o mais bela possível, trazendo novidades para os picoenses, assim como dispondo de segurança para todos e com lugar agradável.

“Estamos trabalhando com toda a equipe aqui da secretaria para realizarmos o São João de Picos, que acontece nos dias 12 e 13 de julho. Nós faremos dois dias de festa junina em nossa cidade, seguindo aquilo que já vinha acontecendo, com atrações culturais, com apresentações das quadrilhas e as bandas musicais, com artistas locais – como Fafá Santana e Robson Farra, que já estão confirmados – e queremos, se o lado financeiro nos permitir, trazermos artistas de renome nacional, para que possamos fazer um belo São João, bem animado, e queremos trazer algo novo. Estamos ainda fechando com algumas bandas, por isso ainda não houve a divulgação oficial, mas ainda o faremos. E serão pelo menos três atrações musicais por noite. Estamos com a expectativa de fecharmos emendas parlamentares, e também com distribuidoras de bebidas. Fechamos parceria com o Piauí Shopping porque é um lugar agradável, com segurança, porque ao mesmo tempo em que é fechado, é também aberto. Promove mais segurança, tem estacionamento, por isso renovamos essa parceria com o local”, disse ele.

Ele comentou ainda que está sendo organizado o concurso de quadrilheiros, mesclando as mais variadas vertentes da dança. Ele afirmou também que todos os problemas que aconteceram no ano passado durante as apresentações culturais estão sendo sanadas a partir de agora.

“Esse ano terá concurso de quadrilheiros, eu posso adiantar. Nós já estamos organizando para acontecer, com uma premiação. Nós temos as estilizadas e as matutas. Inclusive, dependendo da premiação, sabemos que receberemos quadrilhas até de outras cidades, de outros estados. E o que a gente quer mesmo é abrilhantar nossa festa. Alguns problemas referentes às quadrilhas que aconteceram ano passado, esse ano vamos dissipar para que nada ofusque o brilho das apresentações”, falou.

Publicidade

Quando questionado sobre as atrações que serão de cunho legitimamente junino e que visem o resgate das tradições dos Festejos de são João, o secretário disse que há uma surpresa preparada para os picoenses que forem participar da festa.

“Temos uma surpresa para esse ano no nosso São João. E só vai saber que for participar nos dias 12 e 13. Nosso sonho para esse evento é trazer um forró raiz, que lembre as tradições nordestinas, dos festejos juninos. Só quero afirmar que estamos fazendo de tudo para que esse seja um grande evento e traga muita alegria aos picoenses. Estamos, também, trabalhando a possibilidade de voltarmos com as apresentações do boi, ou seja, do reisado. Nós já temos um grupo de pessoas ensaiando, juntando todo o equipamento para as apresentações, que serão realizadas no São João, mas que queremos que durante todo o ano leve essa cultura aos bairros, fazendo o resgate dessa tradição. Quem é mais novo pode até se assustar porque nunca viveu essa experiência, muitos só conhecem de ouvir falar”, afirmou.

Ele disse também que as pessoas que estiverem interessadas em ter uma barraca para venda de alimentos durante os dois dias de festa podem se dirigir à secretaria de cultura, a partir do dia 17 de junho até o dia 22, e realizar sua inscrição.

“A partir do dia 17 até o dia 22, estará aberto o período de inscrições para aqueles que quiserem uma barraca. Como acontece em todos os eventos, a gente abre as inscrições e, havendo mais interessados que disponibilidade de barracas, a gente faz um sorteio. O fato é que esse ano teremos um número menor de barracas, pois são somente dois dias e nos preocupamos que aqueles que colocarem barraca para vender no São João tenham lucro sobre o trabalho. Se colocar muita barraca, pulveriza a venda e ninguém vende satisfatoriamente”, pontuou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS