Connect with us

São Julião

MARÇO LILÁS | Saúde de São Julião realiza ação em prevenção ao câncer de colo de útero

Publicado

em

A Prefeitura de São Julião, através da Secretaria Municipal de Saúde ofertou nesta quinta-feira, 30 de março, atendimento especial para a saúde da mulher referente ao Março Lilás, uma campanha conscientização e combate ao câncer de colo de útero.

A ação teve como objetivo conscientizar e incentivar para prevenção da doença no município. O momento de acolhida foi feito pela enfermeira Keyla Bezerra, que falou sobre a importância da campanha.

Os atendimentos foram realizados na sede, no Centro de Saúde, com a Dra. Maria Adelaide, que realizou ultrassonografias transvaginais em mulheres de 25 a 64 anos. Inicialmente, a médica explicou ao público sobre os procedimentos a serem realizados.

“Nós estamos hoje trabalhando a campanha do Março Lilás, sobre a prevenção do câncer de colo uterino, que é importantíssimo esse tratamento, essa investigação anualmente por conta do vírus HPV, e demais lesões no colo do útero. Eu acredito que todas vocês já realizaram o Papanicolau, o exame de prevenção. Hoje nós vamos fazer a ultrassonografia transvaginal, e ela não substitui o Papanicolau, por quê?”, indagou a Dra. Adelaide.

“No exame de prevenção nós vamos ver lesões externas no colo no início das doenças. O ultrassom transvaginal vai ver o útero como um todo, os ovários, trompas, colo uterino, ou seja, a parte interna, então se tiver nódulos, cistos, miomas, ou seja, um exame não substitui o outro, por isso, a importância da realização de ambos os exames. Vamos iniciar os procedimentos e saibam que iremos cobrar que vocês façam a prevenção também”, explicou a Dra. Adelaide para as mulheres antes de iniciar os atendimentos.

Em continuidade, a enfermeira Keyla Bezerra, destacou que o município oferta os exames de Papanicolau (prevenção) e convidou as mulheres para realizarem o procedimento e cuidarem da saúde.

“Os exames de prevenção são realizados nas quintas-feiras pela manhã com a enfermeira Glória, os atendimentos são por ordem de chegada. É importante que vocês realizem o exame anualmente, pois é uma forma de prevenção. Se for identificado alguma lesão ou alteração, a gente encaminha para colposcopia, que também faz pelo SUS, a gente encaminha para a Clisam em Picos, pois temos excelentes ginecologistas para cuidarem de vocês. O importante é que a nossa saúde esteja em dias”, finalizou.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é a terceira doença mais comum em mulheres no Brasil. A doença é silenciosa e não apresenta sintomas na sua fase inicial, mas se detectada a tempo pode ser tratada e curada. O principal exame que pode detectar a doença é o citopatológico (papanicolau ou preventivo, como é mais comumente conhecido), disponível de forma gratuita nas Unidades de Saúde.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS