Connect with us

Simões

SIMÕES | Secretaria realiza busca ativa para identificar famílias carentes e sem benefícios sociais

Publicado

em

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), por meio do Setor do Cadastro Único, realizou várias visitas domiciliares durante o mês de novembro para identificar famílias carentes.

O trabalho faz parte da estratégia de busca ativa do Programa Pró-Social do Estado do Piauí para identificação de famílias pobres e extremamente pobres desprovidas benefícios sociais e de outras fontes de renda. A busca ativa abrangeu tanto a zona rural, quanto a sede do município.

O Programa Cartão Pró-Social é um auxílio emergencial criado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (SASC) destinado às famílias pobres e extremamente pobres, não beneficiárias do Bolsa Família/Auxílio Brasil, Auxilio Emergencial do Governo Federal, Programa de Prestação Continuada (BPC) ou outros benefícios.

O beneficio consiste no pagamento de até 6 (seis) parcelas mensais de R$ 200,00 por meio de cartão magnético às famílias identificadas no perfil do Programa para compra de gêneros alimentícios e de higiene pessoal.

O trabalho de busca ativa em Simões alcançou mais de 130 famílias, das quais 40 serão selecionadas por meio do Sistema Sasc Integração para receber o benefício. 

Publicidade

Segundo informou a secretária de Assistência Social, Rubia Moura, durante as visitas foram identificadas várias famílias extremamente pobres que atualmente não estão recebendo nenhum benefício social, e na ocasião foram cadastradas para concorrer a uma vaga no Pró-Social e encaminhadas para inclusão no benefício da Cesta Básica que é uma ação social desenvolvida pelo município de Simões. 

“Vale ressaltar que a busca ativa e as visitas domiciliares são ações indispensáveis no trabalho da Assistência Social, pois é uma forma de registrar com mais fidedignidade as informações das famílias, identificar famílias vulneráveis invisíveis ou desassistidas pelos programas sociais e, consequentemente, garantir de forma justa o acesso a benefícios sociais”, pontou a gestora.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS