Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Assistência Social promove roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo para grupo Flor do Sertão

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem a frente à primeira-dama, Ana Carolina, realizou uma roda de conversa em alusão ao “Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio e a Valorização da Vida”, para os idosos do grupo Flor do Sertão.

A ação de mobilização e prevenção  ao suicídio, aconteceu na manhã desta última segunda-feira (27/09), na sala de reunião do CRAS.

O grupo Flor do Sertão faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), por meio do Centro de Referência da Assistência Social, órgão pertencente à Assistência Social.

Iniciando a conversação, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, deu as boas vindas aos integrantes do grupo destacando que os mesmos são especiais. Em seguida, falou sobre a importância do apoio e cuidado com o outro num momento de acolhida.

“É importante cuidar mais do próximo, cuidar da gente e  que  saibamos  o valor da vida,  sabemos que os problemas existem, mas temos que saber enfrentar e estamos aqui para dizer que podem contar com a gente sempre que for preciso” disse.

A assistente social, Alexsandra Modesto, falou da alegria em poder voltar aos encontros de forma presencial, dessa forma, fortalecendo ainda mais os vínculos e incentivou os idosos a procurarem ajuda da equipe sempre que necessário.

“Todo mundo tem problemas, todo mundo tem uma batalha a ser vencida na vida e nós também temos e nem por isso vamos parar, a pandemia chegou, mas nós não paramos e ela trouxe muitos ensinamentos, então quando eu digo que nós quanto equipe não sabemos o que vocês estão passando, eu quero dizer para vocês que se sintam acolhidos. Que vocês podem confiar e procurar a gente sempre que necessário”, disse a assistente social.

Na ocasião, a nova psicóloga do CRAS, Vanessa Macedo, fez o seu primeiro contato com os integrantes do grupo.  

Publicidade

“Hoje é oficialmente o meu primeiro momento com vocês como psicóloga do CRAS de forma presencial. Já tivemos contato durante o São João, mas foi de forma itinerante. Então, estou aqui para me apresentar e dizer que é um prazer tê-los aqui. Vamos realizar um momento para a gente conversar, se conhecer, se ouvir. Sabemos que estamos vivendo um momento atípico e que essa pandemia modificou a vida, a rotina de muita gente, inclusive o trabalho e soube que vocês eram muito ativos, e em decorrência disso, a equipe teve que adequar os serviços”, explicou.   

Em continuidade, a psicóloga falou sobre a campanha Setembro Amarelo, a importância de fortalecer vínculos, de compartilhar vivencia, conversar e buscar ajuda com profissionais sempre que preciso for.

“Vocês estão aqui porque são importantes, porque a gente se preocupa independente da idade, por isso, vamos retomar as atividades e continuar promovendo a socialização de vocês. Escolhemos este momento também para abordarmos sobre o Setembro Amarelo que traz reflexão e valorização da vida, para conscientizarmos sobre a prevenção do suicídio e para dizer que estamos aqui para ajuda-los sempre que precisem de apoio, de conversar e juntos buscarmos soluções, pois falar é a melhor escolha”, pontuou.

Por fim, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, destacou que a Gestão Municipal apoia a Campanha, e informou à população que qualquer indivíduo que precise de ajuda ou que conheça alguém que precise, deve procurar atendimento, e os mesmos serão acolhidos pela sua equipe de profissionais e rede de apoio.

“A Gestão Municipal que tem a frente o nosso prefeito Edilson Brito, apoia a campanha e reforçamos que qualquer indivíduo que precise de ajuda ou que conheça alguém que esteja necessitando de apoio, deve procurar atendimento, e os mesmos serão acolhidos e atendidos pela equipe de profissionais da pasta e rede de apoio. Ouça, converse, oriente e ajude, pois cada vida importa. Agir salva vidas!”

Além das presenças já citadas, participaram ainda Cleide Leal (Assistente Social) Josilany (coordenadora do CRAS), Franklimária e Elisândia (coordenadora e entrevistadora do PBF, respectivamente), Kedjanes (Auxiliar administrativa), Janaina Cardoso (coordenador do SCFV), as orientadoras sociais do SCFV; e os auxiliares de serviços gerais, Dayane, Wilk, e Maurina.

É importante destacar que as ações seguem todas as medidas de prevenção e cuidados necessários mediante a pandemia da Covid-19, bem como o uso de máscara e a utilização do álcool em gel.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS