Connect with us

Legislativo em Foco

Dois Projetos são aprovados e Código de Postura e apresentado em sessão da Câmara de Patos

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou neste sábado, 03, mais uma sessão ordinária. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Adalberto Lopes (PP), presidente da mesa diretora da Casa.

Na sessão,  o plenário aprovou dois Projetos de autoria do Poder Executivo Municipal, e um Requerimento de autoria do vereador Marlon Costa.

O primeiro foi Projeto 004\2017, que institui o Conselho Municipal de Educação de Patos do Piauí. De acordo com o Projeto, o Conselho Municipal de Educação é de natureza participativo e representativo da comunidade na gestão da Educação e exercerá  as funções  de caráter normativo, consultivo, fiscalizador e deliberativo sobre a formulação e o planejamento das políticas de educação do município.

O outro Projeto 03\2017 dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentaria de 2018. No Requerimento o parlamentar Marlon solicitou da Secretária de Finanças e de Educação, que apresentem  uma lista dos veículos, rotas e valores dos transportes dos alunos.

Na mesma sessão foram apresentados ainda dois projetos. O primeiro de autoria do Poder Executivo, institui o Código de Postura do município, estabelecendo  normas de politicas administrativas  municipal, revoga o Decreto 001\1995 e comina penas  aos infratores, que, por ação ou omissão infringirem a legislação e os regulamentos no município.

Publicidade

O segundo PL,  que é de autoria do vereador Wilson Vieira, torna obrigatório a identificação dos veículos oficiais, máquinas e equipamentos próprio ou locados pelo Poder Executivo do município de Patos.

No segundo, os vereadores ocuparam a tribuna da Casa e abordaram diversos assuntos em seus pronunciamentos. O primeiro a falar foi o vereador  Francisco Oseias (PC do B), que após agradecer a Deus por mais um dia de vida e de trabalho, disse que esteve com o prefeito Agenilson dias e o mesmo informou que na próxima semana inicia a recuperação das ruas do povoado Cajueiro que está esburacada devido as chuvas, incluindo a rua  que dá acesso a localidade Morro da Onça. O vereador finalizou agradecendo a presença das pessoas na Casa Legislativa convidando-os  para voltar  mais vezes.

A vereadora Zuleide Costa (PSB) iniciou agradecendo a Deus e convidando ao povo para continuar a assistir as sessões na Câmara. Logo após a parlamentar comentou sobre uma postagem em rede social que mostrava uma vaca no hospital no município. “Vi esses dias rolando nas redes sociais uma foto de uma vaca no hospital aqui de Patos, várias piadinhas culpando a atual gestão, só que não e simples assim, o prefeito não pode ir lá pegar a vaca e fazer o que ele quiser, e para isso que foi apresentado nesta Casa e será votado um projeto que institui o Código de Postura, onde ai sim ele vai poder tomar as providências necessárias”, disse.

O vereador Antônio Rufino (PP) início seu pronunciamento justificando sua ausência na sessão passada, e comentou sobre os projetos que votados na  nesta sessão. O vereador também repercutiu sobre a foto divulgada nas redes sociais. “Acho sem sentido, é uma situação que vem se arrastando por diversas administrações, e nunca se conseguiu resolver esses problemas de animas soltos nas ruas, então como agora temos um projeto que vai ser votado na Câmara acredito que isso se resolverá”, disse o parlamentar.

O vereador José Hélio (PDT), líder do prefeito na Câmara. Em seu pronunciamento,  agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho e as pessoas que sempre estão assistindo a sessão, convidando-os para que voltem sempre para ouvir a intenção de cada vereador e o trabalho que está sendo desenvolvido. “Foram aprovados vários requerimentos na sessão, é assim que  essa Casa tem que se portar fazer o melhor para o município, é o papel de cada vereador”, ressaltou..

Publicidade

Helinho informou que as estradas vicinais já estão sendo recuperadas, começando  pela localidade Saco da Ema e que será feita a recuperação de todas as estradas que precisa, se referindo ainda a recuperação da localidade Umbuzeiro.  “Muitos diziam que a terraplenagem não seria feita, mais as máquinas já estão trabalhando na recuperação mesma”, disse.

Em outro momento, o vereador também falou na tribuna sobre as fotos divulgadas nas redes sociais, ele lamentou a fato ressaltando que em nada contribui para cidades. “Recordo-me que quando presidente dessa Casa durante a sessão entrou um anfíbio (sapo), animal esse que pode entrar em qualquer na casa e fizeram o maior sensacionalismo porque o animal estava aqui, foi filmado colocado nas redes sociais, sendo motivo de deboche e discussões que em nada influencia. Com as vacas é mesma situação em nada contribui para o munícipio expor essas fotos. Já foi debatido com os colegas sobre os animais soltos e o Código de Postura está pronto para ser votado, onde o prefeito terá a oportunidade de fazer o que é correto”, ressaltou Helinho enfatizando que os animais solto é grande problema que resolverá com a aprovação do Projeto de Lei, e não exposição em rede social  por  interesses políticos.

O parlamentar ainda destacou que a postagem da foto não tem o intuito de contribui pensando do bem do município e sim apenas de denegrir a imagem do gestor. “São atitudes que nada contribui, é uma grande fraqueza por parte de quem faz. Se passaram vários mandatos e nunca foi feito nada sobre esses animais soltos nas ruas, então a gente fica triste porque é apenas uma forma   de tentar denegrir a imagem do prefeito”, disse ainda se referido a uma postagem sobre a ambulância. “Na mesma ocasião falaram que ambulância estava suja. Nós moramos no município de Patos onde só tem asfalto na BR e na PI que liga ao Cajueiro, o resto é estrada vicinal, naquele dia a ambulância percorreu as localidades de Morrinhos, Morro da Onça e Fortaleza servindo a quem precisa,   realmente essa ambulância não tinha como está limpa, mais não iria deixar de socorrer por conta disso, então são coisas  que nada soma, e apenas atacar por atacar e só lamentamos essa situação”, concluiu.

A vereadora Luzitânia Dias dos Reis, a Taninha (SDD), voltou a reivindicou na tribuna o nome das pessoas que fazem hemodiálise e as respectivas localidades, onde. A parlamentar também cobrou a recuperação do calçamento das ruas da cidade. “É lamentável a situação que se encontra o calçamento das ruas de Patos e não adianta dizer que está consertando, que não está, em algumas ruas é  triste situação as pedras  estão todas soltas e eu não estou vendo tomar providências sobre esse assunto”, cobrou.

A vereadora ainda cobrou a construção dos banheiros públicos. “Os banheiros públicos foram derrubados pela gestão e vejo muita alimentação do povo, porque o mercado está sendo usado para necessidades fisiológicas e eu não acho isso uma situação boa, pois lá se vende produtos alimentícios, então espero que  Poder Executivo tome as  providências o mais rápido possível”, disse.

Publicidade

Wilson Vieira (PTB) foi o segundo da oposição a se pronunciar. Ele agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho e  manifestou o desejo ver melhorias no País diante de tantas dificuldades. E em seguida, cobrou a participação dos vereadores das reuniões de Comissões. “Na última quinta-feira às comissões se reuniram e nós colegas vereadores assumimos um compromisso de participar dessas Comissões e na reunião, de seis vereadores, apenas três compareceu, então revejam isso, porque agente se compromete faz a nossa parte  e os demais não”, cobrou Wilson  se direcionando ao presidente da Casa.

O vereador pediu mais atenção da Secretaria de Saúde, e toda a população devido a algumas ocorridas nos últimos dias, onde segundo ele, é nesse período que acontece a procriação mais frequente do mosquito aedes aegypti.

O parlamentar também repercutiu sobre os banheiros públicos. Ele disse que a construção dos banheiros já foi cobrado várias vezes e que repassaram que  estariam fazendo o projeto, e que aguarda um resposta.  Wilson ainda falou que as redes sociais é um meio de cobrança que a população usa, para se  manifestar quando algo está fora dos padrões, porque repercute muito, onde  citou como exemplo  o carteiro do balão que acesso a cidade. “Fizeram uma cobrança sobre o canteiro e na semana seguinte resolveram o problema. Cada um tem sua ética de como se manifestar, mas que é meio de cobrança isso é, disse o vereador que finalizou falando sobre a semana do meio ambiente, cobrando e ressaltando a importância  de realiza atividades de conscientização nas escolas.

O vereador Marlon Costa Oliveira (PRTB)  iniciou seu pronunciamento  cobrando da gestão uma resolução para o poço da localidade Chapada que está quebrado. “O poço quebrou umas duas vezes e foi consertado,  mas já está com problema novamente e segundo informações o motor não presta mais”, disse o vereador que enfatizou que o problema é fácil de se resolver. “A solução é fácil, tem outro poço que fica próximo e já tem uma rede de distribuição de água, o que não vai acarretar em mais despesas para o município, basta apenas fazer a interligação das adutoras”, informou.

O parlamentar também  repercutiu sobre o problema dos animais soltos na rua. “Fiz uma cobrança os porcos que ficam soltos nas ruas do Cajueiro, mais sei que combater os bichos soltos nas ruas não é tarefa fácil, quando cobrei nem falei sobre os outros animais porque sei que é complicado, por que sabemos que é também uma questão de consciência dos criadores”, declarou.

Publicidade

Sobre a postagem nas redes sociais da vaca no hospital, o vereador disse que a divulgação às vezes é feita de forma exagerada. “A pessoa deve fazer, mais de maneira respeitosa, às vezes as pessoas começam confundir a administração pelo  lado pessoal, quer cobrar, eu sou favor que cobre, mais que seja de forma exemplar com respeito”, disse o vereador  que tambem cobrou mais compromisso do veadores que que fazem parte das Comissões.

O vereador Luiz Evaristo (SD), último da oposição a se pronunciar, iniciou seu discurso agradecendo a participação da população na sessão.  Luizinho como é conhecido respondeu sobre a foto divulgada. “Essa semana eu vim deixar um paciente aqui no hospital e quando cheguei lá encontrei várias vacas dentro do muro do hospital  eu tirei uma foto e postei para alguns colegas isso gerou vários comentários, não se tampa boca de ninguém nem quando está errado  imagina quando estando certo, e as pessoas estão erradas,  por publicar uma foto de um erro da administração? não,  está certíssimo,  todo mundo usas as redes sociais, para  desabafar, e digo mais, o que  eu que eu faço, não me esconde, pelo contrário não tirei foto escondido, meu trabalho é esse aonde eu ver o erro eu vou  pegar no pé. Eu não acho que é culpa só gestor esses animais soltos, mais acho que ele está falhando, porque ele paga um vigia para colocar ordem naquele órgão”, disse o vereador.

Luizinho ainda disse que se quisesse prejudicar o prefeito de Patos não seria com a postagem de uma vaca internet. “Conheço muitos erros da administração, e eu estou até evitando muitos problemas, porque eu desejo que ele  faça uma boa gestão para o povo de Patos,  porque se eu quisesse fazer um dossiê  com todas as coisas que tem errado  no município pode ter certeza era muito difícil ele se livrar de uma cassação de mandato,  mas eu desejo que faça é uma boa administração  e trabalhe para todos”, declarou o parlamentar que ainda parabenizou o povo, que usa rede social para fazer suas cobranças

O parlamentar também informou que esteve essa semana reunido com colegas que trabalham em  os órgãos de combate à seca, destacando  que vai buscar junto ao governo do estado uma rede de abastecimento de água para algumas localidades do município para amenizar a situação do pessoal que sofre a dificuldade por água. O parlamentar enfatizou ainda que está no terceiro ano de mandato e que seu nome nunca constou em folha de pagamento do município que tem a consciência tranquila e que vai continuar trabalhando com responsabilidade pelo município

O vereador Adalberto José Lopes (PP), presidente da mesa diretora da Casa, foi o último a se pronunciar. O vereador manifestou sua satisfação durante discursos na Casa.  “Hoje posso dizer que sessão foi fica e muito produtivo onde todos os vereadores fizeram suas cobranças legítimas, da forma que um parlamentar deve cobrar, é para isso que nós somos eleitos para defender e cobrar aquilo que é do povo”, disse.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS