Connect with us

Alegrete do Piauí

Em Alegrete, Cultura e NASF realizam ações do “Outubro Rosa” na Zumba Mix para cerca de 100 mulheres; veja fotos e vídeo

Publicado

em

100 mulheres de todas as idades participam ativamente desde o mês de fevereiro de aulas de zumba/aeróbica oferecidas pela Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, que tem como prefeito Márcio Alencar, através da Secretaria Municipal de Cultura na Academia da Saúde.

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF, que tem a frente à coordenadora Marias das Brotas, a Brotinha, resultou na realização de uma aula de zumba diferente na noite desta quinta-feira, 26, com diversas atividades como palestras sobre educação física e conscientização sobre a prevenção do câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa. Esse é o terceiro encontro da parceria que foi denominado pelo secretário de Cultura, Iago Sousa de “Momento Saúde”.

A ação aconteceu no Centro Esportivo José Amirtes Sobrinho, as 18h, onde iniciou com uma palestra proferidas pelas renomadas fisioterapeutas, Ada Kaliny, D’avila Milena e Anna Carla, todas prata da casa, na ocasião elas falaram sobre a importância de praticar a atividade física, vestimentas adequadas para as aulas de zumba, bem como alguns cuidados que as mulheres devem ter antes de praticar qualquer exercício.

Em seguida a coordenadora do NASF, Marias das Brotas, a Brotinha, salientou sobre o Outubro Rosa, campanha celebrada anualmente para promover a conscientização sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, os mais comuns entre as mulheres, e que, quando diagnosticado precocemente, oferece mais chances de um tratamento adequado e cura.

A psicóloga do NASF, Rayane Coelho, falou da importância das mulheres aceitarem fazer o diagnóstico e buscar formas de combater esse agravo de saúde pública.

Após as falas a equipe do NASF, dançaram uma coreografia com uma paródia da campanha Outubro Rosa

Publicidade

Após as palestras, o renomado e recém chegado professor da zumba, Dayron Abreu, fez uma aula diferenciada, com iluminação de led, um repertorio exclusivo para a ocasião, onde as mulheres se soltaram e fizeram a ginastica.

O secretário Iago Sousa, esteve presente e pontuou que a Cultura e o NASF se uniram na oferta de ações integradas. “Durante as aulas de zumba que estão sendo um sucesso de público e motivação, resolvemos buscar junto ao NASF, diversos profissionais que mostram informações de saúde e prevenção para as mulheres atendidas na modalidade de zumba/aeróbica, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida e uma atenção especial para esse público”, disse Iago Sousa.

Ao final foi servido um suco e distribuído uma lembrancinha para os presentes. “O Momento Saúde”, contou com a presença de toda a equipe do NASF, formada pela coordenadora e educadora, Maria das Brotas; a recepcionista Aparecida a nutricionista Bruna Alencar. Dentre outros estiveram presentes também a equipe de apoio da cultura, Ismênia Viana e Patrícia Sousa, o secretário de Esportes Dedito.

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS