Connect with us

DESTAQUES

Em audiência pública, Prefeitura de Padre Marcos presta contas da Secretaria de Saúde e apresenta projeto  Água Limpa

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos realizou na tarde desta terça-feira,12, uma audiência pública para a prestação de contas da Secretaria de Saúde, e apresentou o programa Água Limpa.

O audiência pública aconteceu na Centro Social  e  teve como  finalidade apresentar a Prestação de Contas do 1º e 2º Quadrimestre de 2017 das Ações e Serviços da Secretaria Municipal de Saúde, em cumprimento a Lei Complementar Federal nº 141, de 13 de janeiro de 2012, além de apresentar a população o projeto Água Limpa, como alternativa para o abastecimento de água para o município.

Na abertura, o  prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, comentou sobre a prestação de contas da Saúde e afirmou que sua gestão é pautada da transparência e participação democrática.

O gestor ainda fez um relato sobre a atual situação  que vive o município por conta da falta de água. “Nosso município não tem mais como ser  abastecido pela Agespisa, que está fornecendo uma água de má qualidade ao município. Como alternativa de resolver a situação, estamos propondo o  projeto ‘Água Limpa’, que será apresentado hoje para a população e caso seja aceito poderá resolver o problema  de água de nossa cidade”, disse.

A prestação de contas foi conduzida pela contadora do município, Gilslana Portela Lima Martins que apresentou os dados contábeis referentes ao 1º e 2º quadrimestre, referente aos meses de janeiro até agosto.  Segundo ela,  a audiência pública é um instrumento de transparência que tem com o objetivo demonstrar o desempenho da execução orçamentária e financeira e avaliar o cumprimento das metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.

Publicidade

Lana, como é conhecida, apresentou o relatório fiscal do município e trouxe dados das receitas e despesas da Secretaria de Saúde. A assessora contábil informou que no primeiro quadrimestre, de janeiro a abril, o município gastou  21,95 %, com saúde, comprido a meta fiscal cujo o índice  mínimo é  15%. No segundo quadrimestre, de maio a agosto, foram 20,57%, gastos com a saúde.

Após a prestação de contas, o engenheiro de controle e automação, Antônio Leal da empresa, Merccosul Brasil, que tem sede em São Paulo e também, atua do Norte e Nordeste, apresentou o programa Água Limpa, que se refere ao abastecimento de água potável e saneamento básico -ciclo esgotamento.

Segundo o engenheiro,  diante dos estudos  feitos,  o Piauí é o  estado do Norte e Nordeste, que mais possui água subterrânea.  Antônio Leal disse que Padre Marcos tem água subterrânea para abastecer o município com êxito e que  empresa Merccosul, está disposta a investir em Padre Marcos, 1.300,000,00 (um milhão e trezentos mil reais), na implantação de um sistema de abastecimento de água no município para que a população tenha água potável, própria para consumo humano.

Durante a apresentação do projeto, ele mostrou  imagens feitas de mapeamento de água subterrânea, em que a empresa já fez em  Padre Marcos  um estudo de viabilidade. “De acordo com projeto vamos perfurar três poços, de no mínimo  600 metros  no município, no qual terá água  abundante para atender Padre Marcos.  A água vai ser filtrada apenas no cristalino, que fica na zona de faturamento, onde a qualidade da água é um pouco melhor, o que fará com que gaste -se menos com  o sistema de tratamento, que é o passo mais importante para abastecer a população”, afirmou.

Antônio ainda, informou  que dentro do projeto  será construída uma Estação de Tratamento de Água-ETA, na qual ela será fechada com vidro para  que população possa  verificar e acompanhar o processo de tratamento da água. “Dentro da ETA, no local de tratamento é instalado um laboratório  que  monitora e controle da qualidade da água, passando assim uma segurança maior para o consumidor”, destacou.

Publicidade

Sobre o saneamento básico foi apresentando um ciclo de esgotamento para o município.  “A empresa disponibilizou uma tabela de preço que será cobrada da população que varia de acordo com consumo.  Para um consumo de até 10 metros cúbicos de água, a tarifa mensal é de 39,90, por água e esgoto”, informou.

Por fim, o engenheiro repassou as garantias de funcionalidade do projeto.  Dentre elas, rondas das equipes volantes que trabalharam 24 horas inclusive sábados domingos e feriados, no qual poderá gerar emprego no município,   canal de atendimento ao consumidor através do 0800 ou do  aplicativo,  canal de suporte por e-mail,  garantia  de controle de qualidade através das análises físico, química e bacteriológica, onde os resultados das análises serão entregues a população para acompanhamento da qualidade dos serviços prestados.

Após a apresentação, houve um momento de debates, onde presentes fizeram questionamentos e tiraram dúvidas.  O projeto já foi elaborado, e vai ser encaminhado a Câmara para avaliação e discussão. Serão realizadas outras audiências públicas para melhor discussão e apresentação do projeto. Se aprovado, o projeto de abastecimento fica pronto e operando em 40 dias.

Além do Prefeito Municipal,  Valdinar Silva,  estiveram presentes, também  na audiência pública,  a primeira-dama, Edilene Silva, vice-prefeito, Valdo Benedito,  a presidente da Câmara, Emanoela de Sousa Conrado Lima e os vereadores,  Manoel Francisco de Carvalho,  José Bonifácio da Silva Dias,  Iranildo Francisco de Carvalho,  Williams Macedo, Jeydson  Macedo Matos, a secretaria de Saúde, Maria Lucia Silva,  de Administração Thuanny Mikaella, de Assistência Social,  Maria Lucicleide da Silva Dias,  e de Agricultura Helton João de Carvalho, diretora do hospital, Ágda Érica, assessor jurídico, Raimundo Vieira,  diretor do Ciretran de Padre Marcos, Antônio Lisboa, fisioterapeuta, Conceição Bezerra, agentes de Saúde do município, dentre outros.

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS