Connect with us

Alagoinha do Piauí

Em São Julião, reunião debate problemas que serão cobrados em Audiência sobre Segurança Pública

Publicado

em

Uma audiência pública conjunta será realizada no dia 22 de março, em Fronteiras, envolvendo prefeitos, vereadores, Ministério Público, Policia Militar e Civil, advogados, representantes da Segurança do Estado do Piauí e entidades classistas para debater sobre os problemas da Segurança Pública nos municípios de Alegrete do Piauí, Alagoinha do Piauí, Fronteiras, Pio IX, São Julião e Vila Nova do Piauí.

Os detalhes do evento foram discutidos em uma reunião realizada em São Julião, na tarde desta quinta-feira, dia 08/03, entre representantes dos órgãos.

Participaram da reunião os vereadores de São Julião, Antônia Maria (Presidente da Câmara), Professor Neto, Chico Neto, Acelino, Tarcilio Rocha, João Neto, Fábio Silva, ainda de São Julião participaram o ex-vereador Leureny, o vice prefeito Sodson Rocha, os advogados, Dr Edisaldo Rocha, Dr. Guilherme Rocha e Dr. David Júnior (assessor jurídico da Câmara).

De Fronteiras esteve presente a prefeita Maria José, o vereador Nego Adeilson, a secretaria de Educação Verônica Ribeiro, o líder político Ze Odon e o secretário de comunicação Clediomar Sousa.

Pio IX, foi representando pelo vereador Jonjon. Vila Nova pelos vereadores Adelino Oliveira e Deijano Lima. Já o município de Alagoinha contou com o vereador Josivaldo da Castanha e Alegrete do Piauí com os vereadores Cláudio do Milton, Luís Carlos e Mateus Vicente.

Na ocasião, os participantes elencaram os pontos críticos da segurança pública, falaram sobre ações que serão cobradas em audiência para que haja resultado prático na melhoria da prestação dos serviços ao cidadão. “Todos foram enfáticos ao afirmar que os problemas de segurança são constantes na nossa região, os municípios vivem hoje dias de terror, com assaltos, homicídios e sem uma reposta da justiça e investimentos concretos do Governo do Estado que é responsável pela segurança”, apontou o vereador de São Julião, professor Neto.

Publicidade

A falta de estrutura nas delegacias de Polícia Militar, um efetivo policial reduzido, armamentos e veículos ultrapassados bem como a descrença na justiça foram os temas predominantes nas discussões.

A prefeita Maria José, em entrevista ao Portal Cidades Na Net, destacou a importância da mobilização dos prefeitos e vereadores para a realização da audiência pública. “Para nós é um momento de grande relevância, não só para nosso município, como também para os demais municípios que estão inseridos nesta audiência, porque hoje, caso de segurança pública não e um caso de particularidade.  Com certeza, nós juntos podemos encontrar maneiras para que a gente possa minimizar os problemas no que diz respeito à questão da criminalidade no nosso município. Indagada sobre quais motivos que contribuem para a ameaça à segurança pública, a prefeita citou a questão do desemprego, que para ela “é a pior de todas as situações, o aspecto social gera toda uma série de circunstâncias que vão contribuir para a criminalidade”.

Ao ser entrevistado também sobre os objetivos da reunião que levará à audiência pública o vereador de Pio IX, Jonjon, afirmou. “Iremos cobrar mais segurança para os diversos municípios que estão participando desta audiência, pedir um melhor olhar para essas regiões, seja através da Polícia Civil, seja através da Polícia Militar. Pois estamos à mercê da bandidagem, das drogas”. Enfatizou ainda as suas expectativas “esperamos sair desta audiência com bons resultados de médio a longo prazo”.

Questionado sobre a segurança no município de Pio IX, o vereador citou algumas evoluções. “Tivemos uma pequena evolução com as duas audiências que fizemos, conseguimos um delegado de polícia civil, uma viatura para a polícia, mas é um município de grande extensão territorial, precisamos ainda de muito mais reforço policial” e concluiu afirmando o apoio recebido da gestão que, mesmo diante da crise enfrentada pelo município, tem ajudado e realizado o possível para o auxílio do funcionamento da segurança municipal.

Ao fim do encontro, os participantes definiram os pontos principais que serão levados para a audiência, cabendo aos representantes de cada município discutirem com seus integrantes os pontos prioritários a serem tratados na audiência.

Publicidade

_Veja mais fotos

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS