Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Final de campeonato, concurso de beleza e shows abrem a XV Festa do Vaqueiro de Várzea Queimada

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria de Cultura, está promovendo no povoado Várzea Queimada, populosa comunidade situada cerca de 27 km da sede, a 15ª edição da Festa do Vaqueiro, um evento que integra o calendário oficial do município e visa homenagear o vaqueiro, uma das figuras mais representativas do Nordeste brasileiro, como também, manter viva a cultura popular.

CLIQUE AQUI E VEJA TODA A COBERTURA FOTOGRÁFICA!

A programação teve início na tarde deste sábado, 17, com a disputa da final da Copa Catito, em homenagem ao saudoso desportista Airton Sena Teixeira. A competição esportiva, promovida pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Turismo, contou com a participação de 11 equipes do município.

O título foi disputado entre os times Caraíbas e Audax. Em campo, Audax foi melhor e conquistou o título da edição 2019 após vencer a partida por 2 a 1. A premiação do campeão ocorreu à noite, na quadra de eventos. Ao todo, como forma de apoio e incentivo ao futebol amador, o Governo Municipal distribuiu R$ 2,2 mil, além de troféus e medalhas, premiando o campeão, vice, artilheiro e melhor goleiro.

Também à noite, na quadra, que fica no centro da comunidade, aconteceu o aguardado concurso de beleza, um dos momentos marcantes da programação, que visa eleger a rainha, princesa e a madrinha dos vaqueiros.  Antes da prova oficial com as candidatas inscritas, foi realizado o desfile com crianças da localidade que já se preparam para, no futuro, quando alcançarem a adolescência, participarem do concurso principal.

Publicidade

Valendo os títulos de rainha, princesa e a madrinha dos vaqueiros, cinco candidatas desfilaram pela passarela, mostrando beleza, charme e elegância.

O corpo de jurados, formado pelas cabeleireiras profissionais, Carla Ranielly Diniz e Keyla Kaenia Moreira Reis, e modelo e atual Beleza Negra, Amanda Costa, após avaliar itens como a beleza, postura, simpatia e desenvoltura na passarela, escolheu a candidata Hanna Suellen de Sousa Veloso, de 14 anos, como a nova rainha. Ela obteve 96,5 pontos. Em segundo lugar ficou Aline Barros Rodrigues, de 17 anos, que obteve 75 pontos, eleita a Princesa do Vaqueiro, e Bernadete da Costa Sousa, de 14 anos, que foi escolhida Madrinha dos Vaqueiros, após obter 55 pontos.

Após o anúncio oficial do resultado do concurso de beleza, as três escolhidas receberam as respectivas faixas e a premiação em dinheiro e diversos brindes.

Depois da cerimônia de premiação, aconteceram os shows artístico culturais. Duas atrações se apresentaram no palco do evento, a cantora Karlla Thalyta e o forrozeiro Danilo Pernambucano.

O evento reuniu um grande público na quadra e nas diversas barracas montadas no centro do povoado, onde são comercializados diversos tipos  de comidas e bebidas, se tornando uma alternativa de geração de renda para as famílias. Dentre outros, autoridades como o prefeito Ogilvan Oliveira (Neném de Edite), o presidente da Câmara, Márcio Crisanto, o vereador João Bosco (Bosquinho), um dos principais responsáveis pela organização do evento, outros vereadores e secretários municipais, como Alessandra Leal, de Cultura.

O deputado estadual Pablo Santos, que destinou recursos para a realização da XV Festa do Vaqueiro, também esteve presente. Em entrevista, ele falou da satisfação de estar mais uma vez participando da Festa do Vaqueiro. “Estivemos aqui o ano passado e esse ano voltamos a convite do vereador Bosquinho para prestigiar esse evento que é tradicional e faz parte do calendário do município. Me alegra mais ainda poder atender ao pedido do vereador Bosquinho e ter destinado uma emenda parlamentar para contribuir para a realização deste evento.”, disse.

Publicidade

O deputado Pablo parabenizou Jaicós pelo evento. “Todos os envolvidos na organização, a comunidade Várzea Queimada e o município de Jaicós como um todo estão de parabéns, não apenas por essa festa, mas por tudo o que tem acontecido, pela gestão do prefeito Neném de Edite, a quem agradeço por sempre nos receber com muito carinho e atenção. E sempre que eu puder, como médico e parlamentar, estarei presente no município e contribuindo para o seu desenvolvimento.”, disse.

_Programação
A programação da XV Festa do Vaqueiro segue até a noite deste domingo, 18, quando acontecerá o show com a banda Forró Bandido. Durante a manhã de hoje já foram realizadas a cavalgada e a missa do vaqueiro, e o almoço comunitário. A tarde acontecem os aboios e o sorteio de mais de 100 brindes entre os vaqueiros inscritos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS