Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos desenvolve ações do Programa Criança Feliz

Publicado

em

Dando continuidade às ações do programa Criança Feliz, a Prefeitura de Padre Marcos em parceria com  as Secretarias  de Assistência Social e Saúde realizaram  na manhã desta terça-feira,12,  ações para as gestantes atendidas pelo programa no município .

O evento aconteceu no Centro Social e  contou com participação de 80% das gestantes. Durante toda a manhã aconteceu  um ciclo de palestras para grávidas. Na oportunidade ,  as futuras mamães ainda receberam  repelentes da secretaria de Saúde.

 Na abertura, a secretária de Administração, Thuanny Mikaella, falou sobre o programa. “ As ações do Criança Feliz já estão acontecendo no município, os profissionais já estão em campo, fazendo as  visitas para crianças de 0 a 3 anos, porém com as gestantes  esse primeiro evento, e esperamos que  esse primeiro momento sejam de muito proveito para vocês”, disse.

A secretária de Assistência  Social, Licicleide Dias, deu  as boas vindas ao gestantes e ressaltou  que o  programa é de extrema importância e   vem para  ajudar a  melhor desenvolver as ações sociais no município.

A secretária de Saúde,   Maria Lúcia, manisfestou alegria em participar da promoção do evento que tem como intuito levar as mães importantes informações que são primordiais para que se tenham uma gravides tranquila. Por fim a  gestora informou que entrega de repelentes será uma ação continua no município.

Publicidade

No decorrer  do encontro as gestantes  puderam conhecer mais sobre o programa  que tem como objetivo fortalecer as políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil.

Durante o evento, foram realizadas três palestras que foram ministradas pelos profissionais do NASF.  A primeira foi ministrada pelo psicólogo,  Elias  Benedito  da Silva Junior, que  abordou o tema,  “As fases  do desenvolvimento infantil”,  quando explanou sobre  as quatro fases de desenvolvimento da criança.

A outra palestra foi ministrada pela  assistente social e supervisora do programa,  Alexsandra Sousa Modesto,  que apresentou o Criança Feliz , narrando sobre os pilares, o objetivo,  os princípios  do programa  e de como se dará as visitas domiciliares.

A última palestra foi feita pela nutricionista,  Elaine de Sousa Carvalho,  que  falou sobre a importância da amamentação, citando dez  passos pelo quais as mães devem amamentar  seus filhos,  e  também sobre  alimentação saudável, quando orientou as gestantes sobre a necessidade de se consumir alimentos saudáveis.

Em entrevista concedida ao portal Cidadesnanet, a secretária de Administração, Thuanny Mikaella, falou sobre as ações do município voltado ao Criança Feliz. “Foi estabelecido para Padre Marcos uma meta para atender  100 beneficiários entre crianças e gestantes. Mais o município vai atender mais, estão sendo atendidas  60 crianças  e 57 gestantes que são  todas as  gestantes que temos hoje em nosso município”, informou.

Publicidade

“O programa ele surgiu de um série  de estudos em que profissionais buscaram  experiências  exitosas em outros Países,  então   município tem se preocupado  em nós  consolidarmos e atender os objetivos do programa, agente está buscando essa integração dos profissionais com as gestantes, trabalhando a promoção da saúde  para evitar que  tenhamos  uma sociedade doentia, então estamos  buscando   garantir um  melhor  desenvolvimento social para a primeira infância”, disse Thuanny.

A secretária ainda enfatizou o prefeito tem dado todo aparato para que ações do programa aconteça de fato e atinja o maior público possível.  “O prefeito Valdinar Silva,   se preocupa com a primeira infância, ele entende  que muitos problemas podem ser  evitados, quando se recebe o cuidado adequado  nessa fase, por isso  ele tem  um olhar sensível  para as politicas públicas  voltado a  esse público. O governo federal destinou um recurso de R$ 5 mil reais para desenvolver as ações do programa,  que é insuficiente, não dá  para suprir as necessidades, mais o gestão tem arcado e  complementado  os gastos, pois o prefeito  entende a importância e compreende a necessidade de cuidar de nossas crianças para que elas venham a ser um adulto promissor”, destacou.

Por fim, Thuanny  ressaltou  que mesmo com as dificuldades a ser  enfrentadas,  tem sido gratificante.  “Temos conseguido bons  resultados ,  a grande  participação das gestantes nesse primeiro encontro,  as famílias  que tem abraçado de forma bem positiva os visitadores em suas residências,  isso é bem gratificante para o município, em perceber  que está dando certo”, concluiu.

No encerramento do evento, foram entregues lembrancinhas e servido uma lanche para as gestantes.

 

Publicidade

Vejas fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS