Prefeito de Picos Padre Walmir recorre ao TRE contra cassação do mandato
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 17/07/18

Prefeito de Picos Padre Walmir recorre ao TRE contra cassação do mandato

Cinco dias após ter o seu mandato cassado pelo juiz da 62ª zona eleitoral, José Airton Medeiros de Sousa, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) recorreu da decisão. A defesa do gestor ingressou na manhã desta segunda-feira, 16, com um Recurso em Sentido Estrio junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

Como o próprio juiz José Airton escreveu em sua sentença, que em função das disposições do Art. 257, § 2º do Código Eleitoral, deixava de terminar o imediato afastamento dos impugnados, o prefeito Padre Walmir (PT) e o vice, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB), permanecem nos cargos em razão do recurso interposto hoje.

Recurso

A defesa do Padre Walmir, através advogado Wildson de Almeida Oliveira Sousa, protocolou na manhã desta segunda-feira, 16, junto ao Cartório da 62ª Zona Eleitoral, um Recurso Inominado Eleitoral em desfavor da
sentença do juiz José Airton.

Em decisão do último dia 11 de julho o magistrado julgou procedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) interposta pela coligação “Pra cuidar da nossa Gente”, encabeçada pelo candidato a prefeito, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP) e do vice, Antônio Afonso Santos Guimarães (PMB). Os dois ficaram em segundo lugar nas eleições de 2016.

Na sentença o juiz José Airton cassou os mandatos do prefeito Padre Walmir e do vice Edilson Carvalho e os tornou inelegíveis por oito anos. No recurso, o advogado do Padre Walmir requer a concessão imediata do efeito suspensivo, bem como a notificação da parte adversa, para, querendo, manifestar-se e, após transcorrido o prazo legal, seja recebido e enviado ao pleno do TRE-PI para o julgamento.

Rito processual

Segundo o Procurador Geral do Município, advogado Maycon Luz, a expectativa da defesa do Padre Walmir é de que esse recurso seja julgado dentro de um prazo de oito a doze meses. Isso em razão de que existe todo um rito a ser seguido, com direito a ampla defesa, manifestação do Ministério Público Eleitoral, análise do processo pelo relator e votação em plenário, que é composto por sete juízes/desembargadores.

“De forma serena e cautelosa nós impetramos um recurso junto ao TRE, que tem efeito suspensivo, ou seja, o prefeito Padre Walmir permanece no cargo. Lá o colegiado é composto por sete juízes e esperamos reverter essa decisão monocrática do juiz de primeira instância” – ressaltou Maycon Luz.

Confira a cópia do protocolo do recurso apresentado por Padre Walmir

  • Foto: DivulgaçãoCópia do protocolo do recurso de Padre WalmirCópia do protocolo do recurso de Padre Walmir
Fonte: GP1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Acusado de tentar esfaquear o irmão é preso em Betânia do Piauí

No início da noite desta segunda-feira (07), por volta de 18h, um homem identificado como Francisco Raimundo de Carvalho foi preso após tentar esfaquear duas pessoas em um bar situado

DESTAQUES

Senado aprova medida que altera a renegociação de dívidas rurais

O Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei de conversão à medida provisória que trata da renegociação de dívidas rurais (MP 842/2018). Segundo o Poder Executivo, a proposta

Picos

CASO NONDAS | Empresária acusada de mandar matar o marido vai a júri popular

O Tribunal Popular do Júri da 5ª Vara da Comarca de Picos julga na próxima terça-feira (17) o processo que tem como réu a empresária Antônia Sousa de Andrade Rocha