Connect with us

DESTAQUES

Projeto “Saúde e Paz na Escola” é realizado pela rede estadual de ensino de Massapê do Piauí

Publicado

em

A Unidade Estadual Escolar Rafael da Costa na sede e o  anexo do povoado São Francisco, zona rural do município promoveu na noite desta sexta-feira,  17,  a  culminância do projeto “Saúde e Paz na Escola”.

O projeto teve  duração de cinco meses e envolveu as disciplinas de  Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia, Língua Inglesa, Ensino Religioso, Educação Física, Artes, Língua Espanhola, Filosofia, Sociologia, além de oficinas de  Português/matemática e Geografia e  História do Piauí.

Com subtema “vida saudável” e “cultura da paz”, o  evento aconteceu no pátio da referida  escola e contou  com diversas apresentações voltadas a tudo que foi desenvolvido  em sala de aula,  além de ter sido exposto também todo o material produzido pelos alunos sobre o tema.

A culminância foi aberta pela diretora da escola, Idê Xavier, que parabenizou e agradeceu a todo o corpo docente e discente da escola pelo total empenho e dedicação na realização do projeto.

Segundo a diretora, o objetivo do projeto é desenvolver nos alunos o cultivo dos valores, e das experiências significativas para a vida do ser humano, através da integração entre as diversas áreas do conhecimento, de modo criativo, divertido e inovador, voltados a promoção da saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos dos mesmos  nas unidades escolares através de diversas atividades e ações para construir um ambiente sadio e solidário, sem violência e acidentes. Fortalecendo ainda o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da paz e saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar.

Publicidade

As apresentações foram abordadas sobre assuntos relacionados à saúde, alertando sobre os cuidados necessários, dicas de alimentação saudável e outros. Além de abordar assuntos relacionados a paz, alertando sobre  drogas lícitas e ilícitas,  violência, dentre outros.

As apresentações  iniciaram com os professores da escola, que cataram a música   ‘A paz’ de Roupa Nova. Os alunos deram continuidade com apresentações de dança no estilo axé,  ‘Sou da paz’,  paródia ‘Tô viciado’ no estilo hip hop,  poema dramatizado ‘Chamem-me negra’, peça  teatro Cristã ‘A vida é uma droga’, paródia ‘Tô estudando’ da música embrazando de McS Zac e Vigari,  dramatização ‘Como gravidez na adolescência pode afetar a vida escolar’, experimentos  café e água não se misturam e molho de pimenta na moeda, paródia ‘Droga não seja refém’, no estilo sertanejo,  poema recitado em espanhol ‘Paz’, música de John Lennon ´Imagine´, apresentação de pesquisa sobre dados de gravidez na adolescência no município de Massapê, música coreografada ‘Pesadão’, recital de poemas ‘Saúde e Paz na Escola’ música que fala do tema ‘Paz’,  dramatização ‘A paz do mundo começa em mim’ e  música ‘Quero ter um milhão de amigos’,  cantada  em espanhol.

Durante o evento também aconteceu a premiação dos alunos Estrelas e do Saepi- 2016. Ambos os prêmios tem como objetivo incentivar os alunos a melhor se desempenharem  em sala de aula.

Além da diretora da escola, Idê da Costa Xavier Rodrigues e dos alunos estiveram presetes, a coordenadora pedagógica, Magnólia Arcanja da Costa, os Elda Costa, Eduardo Coutinho, Francisco José, Jociel Lacerda, juvani Carvalho, Laysa  Araújo, Lucicleide Reis,Maria Gorete, Maria Neuma, Valéria Cristina, Veronilda Teles  e Verocilda Teles, os funcionários, Marcos Carvalho, Olivia Carvalho e Joelma Lacerda.

Também estiveram presentes algumas autoridades, Dentre elas, os Secretários de Gestão Lucileide Carvalho, de Agricultura Francivaldo Reis, de Esportes, Roberto Carvalho,  o vereador  e presidente da Câmara, Rafael Silva,  o Vereador Filó e o ex-prefeito, Miguel Teles.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS