Connect with us

Belém do Piauí

Vaqueiros e agricultores são homenageados na abertura dos festejos de Belém do Piauí

Publicado

em

Duas das figuras mais representativas da região Nordeste, o vaqueiro e o agricultor, foram homenageados na abertura dos festejos de São José, santo padroeiro do município de Belém do Piauí. A Missa do Vaqueiro e do Agricultor, que já é uma tradição em outros municípios da região, foi celebrada pela primeira vez em Belém.

Antes da celebração, dezenas de vaqueiros participaram de uma cavalgada, que teve início no bairro Favela e percorreu várias ruas da cidade, seguida por carros e motos, atraindo a atenção da população por onde passava. O grupo foi recebido na Igreja Matriz sob aplausos.

O objetivo, segundo o padre Fernando Amando, pároco local, é homenagear aqueles que deram início a história do município. “Essa homenagem é mais que justa a essas figuras tão importantes, que tanto lutaram, trabalharam e colaboraram com o desenvolvimento dessa região, num tempo onde a agricultura era o único meio de subsistência e, também, um grande potencial econômico. Sou filho de agricultor e sei o quanto é dura a vida do homem do campo. Portanto, é nosso dever manter viva a nossa história”, disse.

Campal e com a participação de um grande número de fiéis devotos. Dentre os presentes, autoridades como o prefeito Ademar Carvalho, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), o presidente da Câmara, Bernardino Carvalho, os vereadores Luizinho Carvalho e Ildmar Granja, e o secretário de Administração, Sherlyn Oliveira.

A Santa Missa foi presidida pelo padre Miguel Feitosa, pároco da Paróquia São Simão, em Simões, e concelebrada pelo padre Fernando, e teve como noitários, além dos vaqueiros e agricultores, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belém e de Padre Marcos, e a Secretaria Municipal de Agricultura.

Publicidade

Esse ano, a comunidade católica de Belém do Piauí celebra 32 anos da festa de São José, uma tradição religiosa iniciada antes mesmo da emancipação política do município, quando ainda era povoado. “Com São José, vivenciamos a unidade em Cristo Jesus” é o tema o festejo de 2018. Iniciada ontem, a programação segue até o dia 19 de março, com a realização de novenas, missas, batizados, quermesses e a tradicional procissão. Além do padre Fernando Amando, outros sacerdotes do Clero da Diocese de Picos também irão presidir as celebrações. O bispo diocesano, Dom Plínio José, celebra na noite deste domingo, dia 11 de março.

No dia 18, um domingo, será realizado o Rifão Show de Prêmio: 1º Prêmio: Uma geladeira, 2º Prêmio: Uma batedeira, 3 º Prêmio: Um ventilador, 4º Prêmio: Um liquidificador, 5º Prêmio: Um liquidificador, 6º Prêmio: Um ferro, 7º Prêmio: Uma sanduicheira,  8º Prêmio: Uma panela de pressão, 9º Prêmio: Um rádio AM/FM, e 10º Prêmio: Uma cesta de frutas.

_Programação

11/03/2018 – Domingo
15:00hs – Batizados
19:00hs – Novena-Missa
Noitários: Crismandos, Past. do Dízimo de Belém, Pe. Marcos, Par. Sto Antônio e Sec. Assist. Social
Celebrante: Dom Plinio
Liturgia do Dia

12/03/2018 – Segunda-feira
19:00hs – Novena-Missa
Noitários: Pastoral da Pessoa Idosa de Belém do Piauí, de Padre Marcos e Localidades Baraúnas e Chapada do Belém
Celebrante: Pe Edivaldo
Liturgia do Dia

Publicidade

13/03/2018  –  Terça-feira
19:00hs – Novena-Missa
Noitários: Pastoral da Criança de Belém do Piauí, de Padre Marcos e Comunidades Barra, Vista Bela e Serrote
Celebrante: Pe Assis

14/03/2018  –  Quarta-feira
19:00hs – Novena-Missa
Noitários: Catequese, IAM (Infância e Adolescência Missionária) e Comunidades  Carqueijo, Morrinhos e Baixio
Celebrante: Pe Fernando
Haverá Primeira Eucaristia
Liturgia do Dia

15/03/2018  –  Quinta-feira
19:00hs – Novena – Missa
Noitários: Família Calvariana, Localidades de Retiro I e II, Queimada e Comunidade de Santo Antônio de Jaicós
Celebrante: Pe Ismael
Liturgia do Dia

16/03/2018  –  Sexta-feira
19:00hs – Novena-Missa
Noitários: Autoridades Civis, Conselho Tutelar, Segurança Pública, Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais e Estadual de Belém do Piauí, Comunidades Juazeiro do Quitó e Luzia
Celebrante: Pe. Francisco Berto
Liturgia do Dia

17/03/2018  –  Sábado
19:00hs – Novena
Noitários: PJ do Zonal, Comunidade Riacho do Padre e Terço dos Homens das cidades de Belém do Piauí, Pe. Marcos, Francisco Macedo, Passagem Funda, Alegrete do Piauí e Dom Expedito Lopes
Celebrante: Diácono José Marcos
Liturgia do Dia

Publicidade

18/03/2018  –  Domingo
19:00h – Novena-Missa
Noitários: – Apostolado da Oração de Belém do Piauí, Padre Marcos, Picos, Secretaria Municipal de Saúde e Comunidade Caboclo
Celebrante: Pe Ferdiran
Liturgia do Dia.

19/03/2018  –  Segunda-feira
19:00h – Missa Solene e Procissão
Noitários: – ECC (Encontro de Casais com Cristo) de Belém do Piauí, Padre Marcos, Francisco Macedo, Alegrete e Comunidades Fraga e Caraíbas.
Celebrante: Pe Fernando

_Fotos da abertura

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS