Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Após dois meses de alta, setor de Serviços do PI apresenta retração

Publicado

em

Após dois meses de altas consecutivas, o setor de Serviços do Piauí voltou a registrar queda. Entre abril e maio deste ano, a variação foi de – 2,3%. A receita nominal de um mês para o outro também caiu (-2,5%).

Comparando o mês de maio deste ano com maio do ano passado, também houve queda (-6,2%), inclusive na receita (-6,4%).

Com esses últimos resultados, o setor de Serviços acumula retração de 5% em 2019 e de 3% nos últimos 12 meses. A receita caiu 4,1% e 1%, respectivamente, no período.

As informações foram divulgadas na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Resultado nacional

Publicidade

No Brasil, o volume de serviços ficou estável (0,0%) em maio de 2019, na comparação com o mês anterior, após ter avançado 0,5% em abril, quando interrompeu três taxas negativas seguidas (perda acumulada de 1,6%).

Em relação a maio de 2018, o volume de serviços avançou 4,8%, taxa mais elevada desde fevereiro de 2014 (7,0%).

O acumulado do ano cresceu 1,4%, com ganho de dinamismo frente aos acumulados até março (1,1%) e abril (0,6%). Já o acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 0,4% em abril para 1,1% em maio de 2019, registrou o resultado mais intenso desde janeiro de 2015 (1,8%).

Entre os locais que apontaram resultados negativos, destaque para Mato Grosso (-4,9%) e Bahia (-1,9%), com ambos eliminando integralmente o avanço registrado em abril (2,1% e 0,5%, respectivamente). Em contrapartida, os principais resultados positivos em termos regionais vieram de São Paulo (1,3%), do Rio de Janeiro (0,9%) e de Santa Catarina (2,3%), com o primeiro acumulando ganho de 1,6% no período abril-maio; e os dois últimos alcançando a terceira taxa positiva seguida.

Setores

Publicidade

Em termos setoriais, quatro das cinco atividades cresceram em maio frente a abril, com destaque para o ramo de serviços de informação e comunicação (1,7%), que assinala a segunda taxa positiva seguida, com ganho acumulado de 2,6%.

Os demais avanços foram em outros serviços (2,6%), serviços profissionais, administrativos e complementares (0,7%) e serviços prestados às famílias (0,5%). Em contrapartida, os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, ao repetirem o resultado de abril (-0,6%), mostraram a única taxa negativa.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS