Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Ciclo de palestras marca o 2º dia do Seminário Municipal de Saúde em Simões

Publicado

em

Nos dias 05 e 06 de novembro, a Secretaria de Saúde do município de Simões promoveu, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o II Seminário Municipal da Saúde, evento direcionado aos funcionários do município visando a melhoria no atendimento e combate às dificuldades encontradas no dia a dia.

O Seminário teve a participação de agentes de saúde, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e demais funcionários das Secretarias de Saúde e Assistência Social.

O evento teve início na manhã desta segunda-feira (05), dividido em duas etapas. Durante a manhã foi abordado o tema “Prevenção, uso e abuso de drogas”, destacando os problemas causados pela dependência e tratando sobre o impacto causado na sociedade. Na segunda etapa, à tarde, foi debatido sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e o risco das doenças transmitidas por ele, como a dengue, zika e chicungunya.

Clique aqui e veja mais sobre o primeiro dia do Seminário


Na manhã desta terça-feira, 6 de novembro, a enfermeira especialista, Polyana Coutinho, abordou o tema “Pré-natal na atenção básica, mortalidade materno-infantil e prevenção”, destacando a importância do acompanhamento da gestante. “Devemos acompanhar a sociedade, os nossos grupos de atendimentos, sempre fazendo as indicações necessárias para que possamos evitar problemas durante a gestação. É sempre bom ter o contato direto com a comunidade, com isso,  podemos preparar as mulheres que pretendem engravidar. Lembrando que o pré-natal deve ser feito também pelo homem, onde ele vai passar por exames e tratamentos para evitar doenças que podem afetar a gestante”, disse.


A secretária municipal de Saúde, Isamária Dantas, destacou a importância do parto normal, mostrando a necessidade de ser realizado e o compromisso da gestão municipal com as gestantes. “Hoje, no nosso município, temos uma rede de atendimento que pode garantir um parto adequado, temos parcerias com os hospitais de Picos, onde ficam médicos prontos para atendimento e suporte de gestantes que possam precisar de uma cesariana. Devemos lembrar que a cesariana é usada em último caso, é medida de emergência e não deve ser usada como uma opção de parto, devemos sempre orientar as gestantes que realizem o parto normal” disse.

Durante a tarde, o evento foi direcionado ao sistema de vacinas. A palestra “Imunização na Atenção Básica” trouxe informações sobre as novidades para os agentes de saúde e destacou a importância de colocar em dias as vacinas da população. A enfermeira, Lourdes Helena, evidenciou a importância do agente de saúde e demais envolvidos, em acompanhar os grupos da sociedade. “A gente recomenda que os agentes de saúde, técnicos e enfermeiros acompanhem as atualizações das vacinas, campanhas de vacinação, para que possamos agir de forma produtiva nas comunidades. Devemos nos atentar aos calendários de vacinação infantil”.

Publicidade

Mais fotos:


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS