Connect with us

Fronteiras

Em Fronteiras, Educação Municipal realiza Seminário da Prova Brasil 2017 e elenca avanços na qualidade do ensino

Publicado

em

A educação fronteirense caminha a passos largos e já é visível o desenvolvimento da qualidade do ensino. Nesse aspecto, buscando mecanismos e resultados para melhor atender as demandas educacionais no município, a Prefeitura Municipal que tem à frente a educadora Maria José juntamente com a Secretaria de Educação gerida pela renomada professora Verônica realizaram um seminário para tratar da Prova Brasil 2017.

O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira, 19, na própria secretaria e contou com a presença das diretoras e coordenadoras das escolas da zona urbana e rural.

O Seminário tem como objetivo mostrar como funciona esse instrumento de avaliação e como as redes podem utilizá-lo para melhorar a aprendizagem e o desempenho dos alunos de Fronteiras.

Conduzido pela supervisora municipal de ensino Hidelgardia Bezerra e as coordenadoras Samara Pereira e Islamônica Ribeiro, foram abordados vários temas sobre a Prova Brasil, iniciando com a contextualização do assunto tratado, avaliação e seus tipos, importância, IDEB, escalas de proficiência, conteúdo das provas e escalas, resultados do Piauí, resultados de Fronteiras por escolas, e os modelos dos questionamentos para análise e aplicação.

“O Seminário foi um momento para orientar os dirigentes e coordenadores das escolas sobre a importância desses indicadores para a rede de Fronteiras, mas sobretudo como podemos utilizá-los para compreender quais ações podem ser adotadas a fim de melhorá-los. Nesse processo, precisamos envolver não somente a comunidade escolar, mas também os pais e alunos para discutir propostas e preparar nossas crianças e jovens para a Prova Brasil, que seguramente é um dos eventos mais importantes da comunidade escolar”, avalia a secretária de Educação, Verônica Ribeiro.

Publicidade

A Prova Brasil, é uma avaliação criada em 2005 pelo Ministério da Educação. É complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ela é realizada a cada dois anos e este ano de 2017 vão participar todos os estudantes de escolas públicas e privadas do 5° e do 9º e 3º ano do ensino médio de turmas com mais de 10 alunos. A avaliação é dividida em duas provas: Língua Portuguesa, onde é medida a capacidade de leitura, interpretação de textos e de fixação da mensagem, e a Prova de Matemática onde é avaliado o raciocínio em contexto com a realidade do aluno.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS