Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em reação aos bloqueios de recursos, estudantes da Ufpi vão às ruas no dia 15

Publicado

em

Os estudantes da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) estão organizando uma manifestação em defesa da educação e contra os 30% bloqueados nas universidades e institutos federais. Na terça-feira (07/05), o reitor da instituição, José Arimatéia Dantas, anunciou que se o bloqueio não for revertido, a Ufpi para até o final do ano.

O OitoMeia conversou com o estudante Santiago Belizardo, presidente do Centro Acadêmico do curso de História em Teresina. Segundo ele, alinhada às demais universidades do país, a Ufpi deverá ir às ruas na luta pelos investimentos. Eles permitem o desenvolvimento de projetos de Pesquisa e Extensão, assim como ações de Assistência Estudantil.

“Nacionalmente, os sindicatos da educação, a União Nacional dos Estudantes, Diretório Central dos Estudantes, estão organizando para o dia 15 de maio um grande marco na defesa da educação. Hoje, na Ufpi acontece uma assembleia da Adufpi e uma reunião conjunta entre Adufpi, Sintufpi e DCE, que já convocou vários centros acadêmicos”, informou o acadêmico de História à nossa reportagem.

Santiago deixou claro que o corte não é algo recente e vai afetar diretamente a vida de toda a comunidade acadêmica.

“Discutimos as questões dos cortes desde 2016, mas o sentimento era de que o movimento estudantil estivesse propagando mentiras sobre o que estava acontecendo. Agora, com as declarações do presidente e do ministro da Educação, via Twitter, os estudantes vem se mobilizando. É a única coisa que se fala na sala de aula, na fila do Restaurante Universitário”, declarou o universitário.

Publicidade

O trajeto da manifestação ainda não foi decidido pela organização, mas o OitoMeia foi informado que o protesto acontecerá em 15 de maio.

 

 

 

Fonte: Oito Meia

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS