Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Literatura juvenil de Assis Brasil na Biblioteca de Vila Nova do Piauí é tema de defesa de Mestrado na UESPI

Publicado

em

Foi realizada, sexta-feira 21/09/2018, na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Poeta Torquato Neto, a defesa de mestrado sobre literatura juvenil com o tema ‘A Recepção da Literatura Juvenil de Assis Brasil na Biblioteca de Vila Nova do Piauí, Cidade Poesia’.

A mestra em Letras, Marli Maria Veloso, apresentou sua dissertação orientada pelo professor doutor Diógenes Buenos Aires de Carvalho. A defesa da dissertação do Mestrado Acadêmico em Letras demonstrou a excelência no ensino por parte do corpo docente do curso.

A pesquisadora se propôs a analisar a recepção da obra juvenil de Assis Brasil, a partir da mediação da Biblioteca Patativa do Assaré, com o intuito de conhecer como ocorre o processo de formação de leitores perenes.

A banca examinadora foi composta pelo orientador, pelo professor doutor João Benvindo de Moura (UFPI – Universidade Federal do Piauí), e pelo professor doutor Douglas Rodrigues de Sousa (UNB – Universidade de Brasília).

O doutor Douglas Rodrigues de Sousa afirmou que a pesquisadora conjuga “Competência, dinamismo profissional e uma humanidade sem fim. Defesa gloriosa!”

Publicidade

O professor orientador doutor Diógenes Buenos Aires de Carvalho ressaltou que Marli Veloso realizou “Uma pesquisa de campo muito rica que foi aprovada e recomendada para publicação”.

Resultado de imagem para marli veloso cidades na net

Segundo a pesquisadora, a pesquisa requer uma atitude crítica, de conhecimento político e ideológico, não há como separar o pesquisador do seu objeto de estudo. “A nossa expectativa é a de que ela venha contribuir para um maior conhecimento sobre a recepção literária da obra juvenil do escritor piauiense Assis Brasil e sobre o processo de formação de leitores literários e suscitar novos estudos sobre a obra deste autor, destinada aos jovens, e sobre a importância da biblioteca enquanto mediadora de leitura”, disse.

Essa é a primeira pesquisa de Mestrado realizada sobre a Biblioteca Patativa do Assaré, que completa agora em setembro 17 anos, vida longa à Biblioteca e que surjam muitas outras pesquisas.

A professora e advogada Núbia Rocha esteve presente na defesa do mestrado, e falou da alegria de ver a sua amiga de longos tempos concluindo seu mestrado e abordando uma pesquisa sobre a Literatura juvenil de Assis Brasil na Biblioteca que ela viu nascer em Vila Nova do Piauí. “Fiquei emocionada demais e chorei varias vezes ao ver que a pesquisa comprovou a grandeza, a dimensão, o impacto social que a literatura de Assis Brasil fez na vida das pessoas. Um trabalho fantástico, espetacular, muito elogiado que foi logo sugerido a publicação. É muito gratificante para nós vila-novenses uma pesquisa dessa natureza que evidencia o trabalho da Biblioteca. Vila Nova ganha mais um filho para a cultura e a para a nossa história, que é essa pesquisa da professora Marli Veloso”.

Núbia concluiu sua entrevista ao Portal Cidades Na Net, ressaltando que a pesquisa de Marli, veio comprovar que a leitura transforma as pessoas, transforma uma comunidade e influencia diretamente no aspecto social.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS