Connect with us

Belém do Piauí

Prefeitura de Belém do Piauí faz entrega de boletos do Garantia Safra

Publicado

em

Um total de 438 agricultores estão recebendo os boletos do Garantia Safra 2018/2019 no município de Belém do Piauí. A ação é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e CMDRS de Belém do Piauí.

O programa funciona como um seguro por perda na produção agrícola, em razão da estiagem ou excesso de chuva.

A entrega dos boletos teve início na terça-feira, 18, e continua sendo  feita da sede da Prefeitura Municipal. Os boletos deverão ser pagos até o dia 31 de dezembro para que os agricultores tenham direito ao seguro, em caso de perda da safra.

Cada agricultor paga uma taxa de R$ 17 reais, e o município pagará em contrapartida junto ao fundo garantia safra  um valor por cada agricultor em forma de contrapartida, o estado e a união complementa com o restante, onde os agricultores terão direito ao benefício de 850 reais, pago em cinco parcelas de R$170,00.

De acordo o  técnico do Emater,  Luiz José,  a gestão do  Prefeito Ademar Carvalho  tem  apoiado e incentivado o homem do campo. “Além do Seguro Safra, alguns  agricultores do município no ano de  2018,  foram  beneficiados com ração para os animais, além  de projetos para investimentos, por meio do Banco do Nordeste e Banco do Brasil”, disse.

Publicidade

Luiz José  salientou que a agricultura familiar tem importante papel na economia do município, sendo a principal fonte de renda da grande maioria das pessoas que trabalham na área rural. No entanto, o setor tem sido afetado por conta do baixo volume de chuvas. “ A estiagem tem contribuído para a redução do rebanho e da área plantada. Em meio a essa situação de perdas, o Garantia Safra tem sido um grande auxílio para os produtores rurais, por garantir uma renda mínima para a família. Por isso,  em Belém a gestão  tem o programa como uma prioridade e anualmente faz todo o processo necessário para garantir o benefício aos agricultores”, informou o técnico.

No município de Belém, devido à estiagem, os agricultores perderam as plantações, causando grandes prejuízos para famílias rurais.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS