Connect with us

Inhuma

Saúde de Inhuma promove capacitação com carga horária de 400h

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Inhuma promoveu uma capacitação para os profissionais da saúde do município. Dentre a metologia, durante o período de curso foi desenvolvido treinamento sobre hiperdia, pré-natal, puericultura, imunização, E-SUS,  Urgência e Emergência.

A capacitação teve início no dia 30 de novembro de 2018, destinada à todos os profissionais da saúde do município, incluindo profissionais lotados no hospital.  Foram 400 horas, onde as aulas aconteceram no auditório da Secretaria Municipal de Educação com encerramento neste domingo, 14 de abril de 2019.

Dentre os ministrantes dos cursos, a enfermeira, Maria Rosa, que ministrou o curso de Pré-Natal, através da iniciativa da gestão do prefeito Antônio da Siva Júnior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, cuja pasta é administrada por Maxshuellma Rufino, afirmou que houve bastante interação entre os profissionais.

“Tivemos bons momentos em sala de aula. Gostaria de agradecer ao prefeito Silva Júnior, a secretária Maxshuellma que em todos os momentos que estive como instrutora, ela estava aqui com a gente sempre preocupada com o que estava sendo explanado. Essa certificação é um momento ímpar”, destacou.

“Parabenizo a gestão que teve essa visão de valorizar os profissionais. É um dos municípios pioneiros a promover essa capacitação”, declarou Maria Rosa.

Publicidade

O prefeito, Silva Júnior, durante encerramento do curso e entrega de certificados, em discurso, disse que mais uma etapa foi concluída visando melhorar o sistema de saúde do município.

“Essa capacitação realizada é um anseio nosso desde o ano passado e por isso fomos buscar recursos de custeio com deputado Assis Carvalho, com o senador Ciro Nogueira e a senadora Regina Sousa (atual vice-governadora). Graças a Deus tivemos muita ajuda na área da saúde e por isso facilitou a realização de várias ações […] é motivador saber que todo investimento que fizemos vocês souberam absorver com uma participação ativa. Fizemos de tudo para vocês participarem”, ressaltou.

Silva Júnior, satisfeito com a realização e participação ativa dos servidores, deixou boas expectativas para novos investimentos em qualificação profissional.

“Podem solicitar ao coordenador de vocês em que área pretendem se qualificar que nós vamos identificar alguma outra tendência que vocês possam ter e vamos buscar identificar e providenciar qualificação com curso tão cheio de conhecimento. […] nós vamos providenciar a qualificação de vocês para que se sintam aptos e capacitados a prestar à população de Inhuma o serviço de atendimento de saúde”, disse.

Ainda em discurso, Silva Júnior, destacou a contemplação do município com mais uma equipe do PSF, ressaltando que brevemente estará alocando a equipe após a conclusão do estudo de divisão de área. O gestor também aproveitou a ocasião para anunciar a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) juntamente com a equipe de atendimento.

Publicidade

“Ganhamos mais uma equipe do PSF e estamos fazendo um estudo da divisão de área e vamos implantar o mais rápido possível. […] nessa semana estaremos trazendo a viatura do Samu e o treinamento da nova equipe […] Quero agradecer de coração pela persistência da equipe durante todo o curso”, anunciou Silva Júnior destacando também outros investimentos como curso de Libras para Educação Especial.

A secretária de Saúde, Maxshuellma Rufino, também no uso da palavra, fez seus cumprimentos aos presentes em nome do prefeito, da equipe da saúde e aos organizadores do cursos de capacitação.

“É com grata satisfação que participamos do momento de encerramento do curso. É também um momento que a gente pode presenciar e colocar a principal preocupação da gestão que nesse caso é a saúde. Queremos parabenizar a cada servidor que se empenhou durante esse período, desde o mês de novembro. Desde já digo que são temáticas pertinentes à prática profissional de cada um e isso demonstra o interesse da gestão em promover saúde pública […] a capacitação é um dos instrumentos mais importantes para área profissional. Nesse momento quero parabenizar a cada um de vocês que se empenharam e conseguiram através de um grande esforço. Vocês são nossos homenageados e temos grata satisfação pelo empenho e pela dedicação durante todo esse processo”, agradeceu a primeira-dama inhumense.

A presidente do Conselho de Saúde,  Maria Vilani, também aluna do curso disse que é uma oportunidade valiosa.

“O resultado que ficou foi bastante positivo para a saúde de Inhuma”, disse.

Publicidade

A vereadora Aparecida Barbosa, também discursou e parabenizou a gestão pela iniciativa, tendo como preocupação, melhorias na saúde municipal.

“Parabenizo os profissionais do município e a gestão por essa capacitação. É muito importante todos os profissionais participarem. É uma oportunidade que não acontece em todos os municípios e quem vai ganhar somos nós. A população está de parabéns e nós vereadores estamos a disposição de vocês”, afirmou.

O enfermeiro, Wanderson Cardoso, saudou a Secretaria de Saúde em nome da secretária Maxshuellma Rufino e também a todos os presentes ressaltando a importância da capacitação.

“Agradecemos a gestão por proporcionar a capacitação de tamanha importância para todos nós. É muito gratificante e houve muita interação por parte de todos os alunos e professores”, destacou o enfermeiro.

O enfermeiro, Mailson Fontes, mestre em Saúde da Família, Doutorando em Saúde Pública e professor da Universidade Federal do Piauí, também discursou destacando a preocupação da gestão municipal em promover a capacitação e também a variação do calendários perante as ações da saúde decorrentes das normas do Ministério da Saúde.

Publicidade

“Essa iniciativa em trazer esse curso para que os profissionais possam se atualizar não é em todos os municípios. Existem muitas mudanças no calendário de mês para o outro. Há muitas modificações, muitas mudanças decorrentes no ano, alertou.

Ao final da reunião foi entregue os certificados para os alunos do curso.

Estiveram presentes: o prefeito Silva Júnior; a secretária de Saúde, Maxshuellma Rufino; os vereadores: secretário Municipal de Educação, Marcos Antonio de Oliveira Rufino, Katia Cortez, José Raimundo de Carvalho, Euzenir Moura, Aparecida Barbosa; o secretário de administração geral, Felipe Rufino; o assessor jurídico, Anselmo Alves; a coordenadora do Caps, Maria Vilani; a cerimonialista Gilmara Coelho, a instrutora do curso, Maria Rosa; o enfermeiro Mailson Fontes, alunos e servidores municipais.

           

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS