Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Secretaria de Saúde realiza Blitz Educativa de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, 06, uma Blitz Educativa de combate aos focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zika Vírus e a Chikungunya.

A campanha de mobilização foi denominada “não vamos deixar o Aedes tirar o encanto da nossa Cidade Poesia”, e integra a semana de intensificação as ações contra o mosquito. Participaram do ato, além dos funcionários da Saúde, o prefeito Edilson Brito e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina.

A Blitz Educativa teve início em frente a Secretaria de Saúde, onde os colaboradores da campanha percorreram ruas da cidade, no dia da Feira Livre, distribuindo panfletagem e veiculando carro de som com spots educativos e de conscientização sobre o mosquito. A equipe da Saúde convocou também durante o ato, a população a participar de mais um mutirão que acontece na próxima segunda-feira, dia 09 de abril.

A secretária de Saúde Almerinda Luz, que esteve à frente da organização da Blitz Educativa destacou a importância do combate e da prevenção contra as doenças. “Nós estamos num período considerado propício para a proliferação do mosquito e trabalhar o combate é a melhor maneira de prevenirmos nossa população de doenças”, disse a gestora agradecendo o empenho da sua equipe. “Durante toda a semana temos intensificado as ações e buscando a eficácia nos serviços de prevenção ofertados”, finalizou.

A enfermeira Milena Leal, disse que a campanha é preventiva e tem como foco eliminar o risco de doenças causados pelo mosquito. “É uma blitz de suma importância, uma forma de orientar a população em relação à prevenção da Dengue Zika e Chikungunya”, disse.

Segundo Milena, o município tem um histórico de trabalhar o preventivo e sempre trazem resultados positivos.  “Neste momento a prefeitura através da Secretaria de Saúde está fazendo a sua parte e convoca a população a também se juntar a gente. O município de Vila Nova já é destaque no combate ao Aedes Aegypti, mas é importante que continuemos em alerta e no combate sempre. Pois ainda temos focos do mosquito.  Ressalto que o maior objetivo aqui é justamente prevenir, para garantir uma saúde pública de qualidade”, concluiu Milena.

O Agente Comunitário de Saúde, Apolônio Leal, também falou sobre a ação. “Acho muito importante a realização da mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti, pois é dessa forma que aproxima mais os profissionais, dos usuários, sempre com o objetivo de conscientizar as comunidades com relação aos criadouros dos mosquitos. Falando especificamente da zona rural, onde atuo a nossa preocupação maior é sobre os terrenos baldios, os lixos a céu aberto e é nestes quesitos que estamos trabalhando a mobilização. Portanto, parabenizo o executivo na pessoa do prefeito Edilson Brito e da secretária Almerinda, por ter essa brilhante iniciativa de conscientização a favor da nossa saúde”, reforçou.

Publicidade

O agente de Endemias, Jaime Pedro de Moura, orientou a população dos cuidados que devem adotar e elencou os principais desafios enfrentados pela equipe para o combate eficaz do mosquito Aedes Aegypti. “Estas campanhas realizada pela Secretaria de Saúde, é um trabalho brilhante que ajuda a equipe da endemias e incentiva a população para o combate ao mosquito. Neste período chuvoso é o tempo em que mais nos se preocupamos, pois geralmente as pessoas tem a rotina de acumular água da chuva, oferecendo assim um local de criadouros do mosquito, portanto é necessário manter as vasilhas sempre tampadas e limpar e lava-las bem. A população deve ficar mais atenta e  se juntar a nós neste trabalho preventivo”, pontuou.

Ao término da atividade, a equipe se reuniu na Secretaria, para prepararem o mutirão e a continuidade das ações.

_Veja mais fotos:

                 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS