Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

TJ-PI terá ações de combate à violência doméstica em 22 Comarcas do PI

Publicado

em

Promover ações que visem reduzir a violência doméstica e familiar e ao mesmo tempo julgar mais processos desta matéria são pontos primordiais da Semana da Justiça Pela Paz em Casa, que chega à sua 10ª edição. No Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), a Semana é coordenada pelo Vice-Presidente, Desembargador José James, que fez a abertura dos trabalhos ao lado de várias autoridades parceiras.

Em entrevista, o Desembargador frisou a importância deste trabalho conjunto, que acontece na Comarca de Teresina e em outras 21 Comarcas em todo o estado. Pontuou também sobre a programação e a realização de ações de cunho social.

“O foco é chamar a atenção para a problemática de descriminalização, que ainda ocorre no Brasil, com relação à mulher, sobretudo, no que diz respeito à violência doméstica e familiar e as agressões que sofrem. Este evento é de cunho nacional promovido pelo CNJ, por meio da Ministra Carmén Lúcia, em parceria com demais poderes de Estado, e com o apoio de uma rede de parceiros”, frisa.

Ele explica que as ações ocorrem em Teresina e em outras Comarcas como Parnaíba e Picos, onde ocorre a implementação de ações de combate à violência contra a mulher, municípios em que este tipo de violência tem maior repercussão. “Serão debates, mesas redondas, palestras e troca de experiências, tudo para que possamos aprimorar nosso trabalho no combate a esta causa tão agressiva à sociedade”, destacou o Desembargador José James, Coordenador da Semana.

A 10ª edição do Programa Nacional Justiça Pela Paz em Casa, ocorrerá no período de 05 a 09 de março em todo o Brasil. São parceiros da Semana o Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI), Defensoria Pública do Estado, Governo do Estado, Secretários municipais e estudantes universitários que participam do Projeto “Laboratório Maria da Penha”.

Publicidade

A Sub-secretária de Segurança do estado, Eugênia Villa, disse que o evento tem caráter democrático ao se preocupar não só com a violência contra a mulher, mas em todos os aspectos. “Aqui concentram-se ações em favor da mulher, que busca no Judiciário uma forma de sair do sofrimento vivido no seio familiar. E o Tribunal se fortalece, com os parceiros, nesta missão, indo além do que se planeja para a segurança da pessoas. Assim, vejo estas ações como demonstrações inequívocas do caráter democrático do Poder Judiciário. É como se o Tribunal dissesse que não está só aplicando a lei, julgando, mas se preocupando com a paz dessas mulheres”, afirmou Eugênia Villa.

PROGRAMAÇÃO
Como parte da programação, no dia 07 de março, a equipe do Núcleo Multidisciplinar do Juizado irá realizar uma Roda de Conversa sobre a temática violência doméstica e familiar junto a mulheres gestantes, na maior Maternidade pública da cidade, Maternidade Dona Evangelina Rosa, com o objetivo de sensibilizá-las sobre a questão da violência, bem como informá-las sobre as instituições de apoio à mulher na capital.

Já no dia 08 de março, a Coordenadoria estará na Universidade Federal do Piauí, participando de uma Roda de Conversa sobre violência contra a mulher organizada pelo Centro Acadêmico de Comunicação com o objetivo de fazer uma maior e mais qualificada aproximação dos futuros profissionais com a referida temática, por entenderem que o comunicador tem um papel importante no combate à violência contra a mulher.

Finalizando as ações em Teresina, no dia 09 de março terá continuidade a ação “MAIS VALE PREVENIR DO QUE REMEDIAR”, iniciada na edição anterior da Semana, junto às servidoras do TJ-PI, com o objetivo de levar a discussão sobre o combate a violência contra a mulher para dentro do próprio local de trabalho, tendo vista este fenômeno estar presente em todas profissões/classes sociais. A Rede de Enfrentamento colaborará com esta ação, entendendo sua relevância e ainda que a mesma deve ocorrer nas demais instituições, diante da dificuldade que muitas mulheres têm em se reconhecer como uma mulher em situação de violência e a necessidade de serem melhor informadas sobre esta violação.

PARNAÍBA
Nesta edição do Programa Nacional serão realizadas as audiências concentradas, disponibilizada uma Sala de Acolhida, e ainda, no dia 05 de março, o lançamento do Projeto Porto Seguro: Acolher para Proteger, que visa a celebração de um Termo de Cooperação entre a 1ª Vara Criminal e as instituições, Universidade Federal do Piauí e Faculdade MaurÍcio de Nassau, para formalização da parceria com as Clínicas-escolas de Psicologia destas Instituições de Ensino Superior, com o objetivo de viabilizar o atendimento integral às vítimas e demais envolvidos nas situações de violência, que apresentem demandas por atendimento psicológico, e estabelecer um efetivo sistema de referência e contra-referência entre as instituições.

Publicidade

PICOS
Na Comarca de Picos será promovida uma Roda de conversa junto aos servidores do Judiciário, no dia 07 de março, com objetivo de contribuir com a melhor qualificação destes profissionais e, consequentemente, uma melhor prestação jurisdicional, concordando com o que diz a Portaria nº 15/2017 do CNJ, que diz que se necessária a capacitação continuada de magistrados e servidores do judiciário quanto à matéria violência de contra a mulher.

BARRAS
No dia 07 de março a Coordenadoria dará início à interiorização de suas ações para discussão do fluxo de atendimento à mulher, deslocando-se até a Comarca de Barras, para fazer uma ação de mobilização junto à Rede local de atendimento à mulher em situação de violência, o que irá fortalecer a presença do Tribunal na referida Comarca, bem como contribuirá com o fortalecimento da Rede local.

Fonte: TJ-PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS