Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA | Prefeito Edilson Brito, vereadores e assessores participam do ‘I Movimento Municipalista em Picos’

Publicado

em

O prefeito do município de Vila Nova do Piauí, Edilson Edmundo de Brito – PTB, integrou a lista formada por mais de 30 prefeitos da região de Picos que participou nesta sexta-feira, 4 de agosto, do “I Movimento Municipalista” da região, que teve como tema: “Pauta Municipalista: União e Fortalecimento”, e aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, em Picos.

Leia mais: ‘I Movimento Municipalista’ reúne cerca de 30 prefeitos em Picos

O evento foi idealizado pelo prefeito Renato, de São Luís do Piauí e contou com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Associação Piauiense de Municípios – APPM e Governo do Estado do Piauí. O objetivo é promover a união e o fortalecimento do movimento municipalista regional, oportunizando melhorias para as cidades.

No movimento foram ministradas palestras que trazem ligação direta com a Municipalidade da região, que abordaram temas como Previdência dos Municípios, Ampliação de Receita, Modelo de Gestão, Consórcios Intermunicipais, Incremento na Arrecadação Municipal, dentre outros. As palestras foram ministradas pelo presidente da Escola dos Municípios, Marcos Patrício, pelo ex-senador Freitas Neto e pelo o consultor de Previdência, Sérgio Aureliano, da Confederação Nacional dos Municípios.

Na ocasião ocorreu também o lançamento oficial da Associação dos Municípios do Vale do Itaim – AMVI e a reativação da Associação dos Municípios da Microrregião de Picos – AMPICOS.

O presidente da APPM, e prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos e o vice-presidente da entidade municipalista, e prefeito de Água Branca, Jonas Moura, participaram do encontro e da instauração das duas entidades.

Em sua fala o presidente da APPM, associação mãe das outras associações regionais destacou a importância de criar associações como a AMPICOS que está sendo reativada e a instalação da AMVI. “Isso é importante, porque existem as peculiaridades e as singularidades próprias de cada território, e os gestores e as lideranças desses municípios devem se concentrarem em torno das prioridades regionais. […] Necessitamos dessas alternativas locais, de boas práticas de gestão de modo a otimizar a aplicação dos recursos públicos, consequentemente, melhorando os serviços públicos e promovendo o desenvolvimento econômico. Devemos, sim, nos unir para que assim consigamos superar a crise gerando emprego e renda”, pontuou.”, disse Gil Carlos.

Publicidade

O prefeito Edilson Brito, integra a diretoria da AMVI – Associação dos Municípios do Vale do Itaim, como vice-presidente. A AMVI já está registrada e tem como presidente, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, prefeito de Caridade do Piauí.

Em entrevista, Edilson Brito, prefeito da pequena cidade de Vila Nova do Piauí, falou que movimentos municipalistas fortalecem os municípios por mais melhorias. “Nós precisamos cada vez mais unir forças para enfrentar os principais problemas que afligem os municípios em meio à crise política e econômica. A AMVI e as demais associações apostam na organização para a implementação dos serviços públicos, busca por recursos nos governos estadual e federal, e o fortalecimento das relações políticas.”, disse.

Acompanharam a comitiva do prefeito de Vila Nova do Piauí, os vereadores Adelino Oliveira e Deijano Lima; a secretária de Educação, Edinete Brito; a presidenta do SINSERVI-PI, professora Marlene Hosana; o professor Gilberto Brito; o filho da vereadora Bibia, Abdias Abreu e o assessor da comunicação, Iago Sousa.

O evento contou com a presença do deputado federal Júlio César (PSD), que é presidente da Frente Municipalista. Também participaram do evento o vice-presidente da APPM, Jonas Moura (Água Branca), o vice-presidente da AMVI, Edilson Brito (Vila Nova), Barroso Neto (Santa Cruz), Renato Pio (São Luís do Piauí), GD (Jacobina), Chico Pitu (Marcolândia), Agenilson Dias (Patos), João Vianney (Caldeirão Grande), Wesley Gonçalves (Aroeiras do Itaim), Edvardo Rocha (Sussuapara), Nonato Alencar (Francisco Macedo), Valdinar Silva (Padre Marcos), Neném de Edite (Jaicós), Zé Ulisses (Simões), Chico Carvalho (Massapê), Zé Maria (Ipiranga), Paulo Lopes (Itainópolis), Erivelto Barros (Bocaina), Jorismar Rocha (Alagoinha), Ademar Carvalho (Belém do Piauí), Mércia Abreu (São João da Canabrava), Maria José (Santana do Piauí), Neim (Campinas), o vereador José Rinaldo Cabral Filho, o Rinaldinho (PMDB), representando o Pe. Walmir Lima (PT), e ainda, advogados, vice-prefeitos e vereadores.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS