Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA│Prefeito se reúne com equipe do Banco do Nordeste, fortalece parceria do Agroamigo e vão resolver inadimplência do município

Publicado

em

Agentes do Banco do Nordeste estiveram na manhã desta quinta-feira (30), em reunião com o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito, na sede do Centro de Referência da Assistência Social de Vila Nova. A visita dos agentes teve como objetivo tratar sobre a parceira com administração vila-novense e renovação da linha de crédito Agroamigo.

Na reunião foi definido também os dias de atendimentos que serão realizados todas as sextas-feiras, na Secretaria Municipal de Agricultura e no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí PI – EMATER – PI, do município.

O coordenador do Agroamigo da Agência do Banco do Nordeste da cidade de Picos, Alexssandro Alves, explicou como se dá o procedimento e afirmou que o atendimento é feito ao produtor rural na própria comunidade.

“O Agroamigo tem como objetivo atender o agricultor na própria comunidade através dos agentes de microcrédito do EMATER, Secretaria de Agricultura e Sindicato. A nossa vinda ao município teve como finalidade esclarecer dúvidas para conseguirmos atender melhor os agricultores de Vila Nova”, explicou.

De acordo com o coordenador, o atendimento corresponde a cerca de 30 a 50 agricultores ao mês. Alexssandro explicou que atualmente serão atendidos apenas os agricultores cadastrados, por conta do índice de inadimplência que perpassa o município. Segundo o coordenador, serão adotadas estratégias para redução de inadimplência tendo como objetivo abrir linha de crédito para novos clientes produtores.

Publicidade

Zenito Júnior, técnico da Emater em Vila Nova, ressaltou sobre a renovação das linhas de crédito e o apoio da Emater.

“Tivemos essa reunião para renovar as parcerias e aproximar mais com a administração do prefeito Edilson, apresentando toda estrutura do município ao Banco do Nordeste. É importante ressaltar que o Emater está para apoiar o município juntamente com a Secretaria de Agricultura e que essa união traga mais benefícios proporcionado mais facilidades para os agricultores”, ressaltou.

O técnico acrescentou que durante a reunião ocorrida na manhã desta quinta, foi tratado métodos de redução da inadimplência dos produtores rurais do município.

Para o prefeito Edilson Brito, é importante que o município continue a parceria com o Banco do Nordeste para fortalecer a agricultura de Vila Nova do Piauí.

“É importante continuar com essa parceria para que possamos fortalecer nossa agricultura apoiando 100% os nossos agricultores onde poderão ser atendidos aqui na Secretaria de Agricultura e na Adapi do município”, afirmou

Publicidade

O prefeito explicou também que a inadimplência que existe por parte dos agricultores, deve-se aos prejuízos causados na lavoura pela estiagem e crise financeira.

“Alguns agricultores que estão inadimplentes, são por causa do período de estiagem e também da crise financeira e terão oportunidades de conversar com a Secretaria e os técnicos do Agroamigo para que seja prorrogado e que haja oportunidades para novas linhas de crédito sendo beneficiados novamente”, frisou.

“Estamos apoiando a causa e procurando formas e meios para que sejam revistas e prorrogadas para que os agricultores possam refazer o crédito e consigam assim sair da inadimplência”, reforçou o prefeito Edilson Brito.

Estiveram presentes durante o enconto: o prefeito Edilson Brito; o agente de microcrédito rural, Fernando Lopes; o coordenador do Agroamigo, Alexssandro Alves; o técnico do Emater de Vila Nova, Zenito Júnior, juntamente com o secretário municipal de Agricultura, Gonzaga Leal, acompanhado da equipe formada por Jeová Brito (INCRA), Edna Lima e a técnica de Apoio Administrativo da ADAPI, Ambrósia Leal.

   


Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS