Após 20 anos, Cruzeiro e Corinthians voltam a decidir título nacional
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 10/10/18

Após 20 anos, Cruzeiro e Corinthians voltam a decidir título nacional

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Finalistas da Copa do Brasil, Cruzeiro e Corinthians voltam a se enfrentar na decisão de um torneio nacional após 20 anos. A primeira e última vez que os clubes decidiram uma competição foi em 1998, quando o Corinthians conquistou o seu terceiro título do Campeonato Brasileiro.

Naquele ano, a competição foi disputada em melhor de três jogos a partir das quartas de final. Na decisão, Cruzeiro e Corinthians empataram as duas primeiras partidas: 2 a 2 no Mineirão e 1 a 1 no Morumbi. No jogo decisivo, o Corinthians venceu por 2 a 0.

O grande personagem daquela final foi o atacante Dinei, que já havia defendido a equipe mineira em 1995.

No primeiro jogo, realizado no Mineirão, o jogador entrou na etapa complementar no lugar de Didi, quando o Corinthians já perdia por 2 a 0. Ele fez um gol no início do segundo tempo e deu a assistência para Marcelinho Carioca fazer de cabeça e deixar tudo igual.

Uma semana depois, no Morumbi, o atacante começou novamente na reserva e deu outra assistência para Marcelinho abrir o placar da segunda partida. O Cruzeiro, no entanto, conseguiu chegar ao empate com Marcelo Ramos.

O terceiro confronto, realizado novamente no Morumbi, aconteceu às vésperas do Natal -23 de dezembro. E o camisa 18 foi o responsável pelas assistências para os gols de Edílson e Marcelinho Carioca na vitória por 2 a 0.

A equipe corintiana, que tinha como comandante o técnico Vanderlei Luxemburgo, ainda tinha no elenco o zagueiro Gamarra, o lateral esquerdo Sylvinho, hoje auxiliar técnico de Tite, além de Vampeta, Rincón e Ricardinho.

Já o Cruzeiro, dirigido por Levir Culpi, contava com o goleiro Dida, o zagueiro Marcelo Djian, que chegou a jogar pelo Corinthians e, hoje, é gerente de futebol do clube mineiro, Müller e Fábio Júnior.

Na época, as duas equipes jogavam em uma formação mais ofensiva. Hoje, Cruzeiro e Corinthians são adeptos ao futebol reativo. Jair Ventura, pelo lado paulista, e Mano Menezes, do lado mineiro, gostam de times que marcam forte e tenham uma transição ofensiva rápida.

Atual campeão, o Cruzeiro buscará o sexto título da competição. O clube mineiro e o Grêmio são os maiores vencedores com cinco troféus cada. Já o Corinthians ganhou o torneio em três oportunidades.

O primeiro jogo da decisão será realizado nesta quarta-feira (10), às 21h45, no Mineirão. A partida de volta está marcada para o dia 17, no Itaquerão.

No duelo desta noite, Ventura não poderá contar com o volante Douglas, suspenso.

Ele será substituído por Gabriel. Por outro lado, o treinador terá o lateral Fagner, recuperado de contusão. Já Mano Menezes não terá o uruguaio Arrascaeta, convocado pela seleção do seu país. Rafinha deverá ficar com a vaga.

 

Fonte: Folha Press

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

ESPORTES 0 Comments

COPA 2014: Brasil vai enfrentar Croácia, México e Camarões; veja mais

O Brasil escapou de enfrentar um campeão na fase de grupos da Copa do Mundo, mas pode encarar um finalista da última edição do torneio logo nas oitavas de final.

Piauí terá quatro representantes no atletismo no Rio 2016; veja lista

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou, no último domingo (3), os atletas com índice e os convocados para representar o país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na

ESPORTES 0 Comments

Ex-presidente da Fifa, João Havelange morre aos 100 anos no Rio

O ex-dirigente passara por problemas de saúdes recentes. Em junho de 2014, ele foi internado por causa de infecção respiratória e permaneceu no mesmo hospital, em Botafogo, por quatro dias