Connect with us

GERAL

70% das Câmaras Municipais do Piauí não têm acesso à internet

Publicado

em

Cerca de 70% das Câmaras Municipais do Piauí não têm acesso à internet o que dificuldade a modernização dos trabalhos. E para ajudar os Poderes Legislativos a se adequarem à Lei de Acesso à Informação, o Instituto do Legislativo Brasileiro do Senado Federal, por solicitação da senadora Regina Sousa, está promovendo, em Parnaíba, oficinas de Interlegis sobre o Portal Modelo para internet e de Apoio ao Processo Legislativo.

A senadora Regina Sousa destacou que as oficinas do Interlegis vão facilitar os cidadãos a acompanhar o trabalho dos vereadores, proporcionando maior transparência no controle das atividades legislativas. Regina Sousa disse que Parnaíba está recebendo as oficinas por ser uma cidade-pólo e que participam servidores de cidades próximas. “ Quem participa vai disseminar o conhecimento e ajudar outras Câmaras a ter o seu portal de internet e se adequem à  Lei de Acesso à Informação.” A parlamentar informou que serão realizadas oficinas em outras cidades do Piauí no próximo ano.

Para o presidente da Associação de Vereadores do Piauí, Ronnivom de Sousa Lima,(PSB), as oficinas de são de extrema importância, pois vão multiplicar o conhecimento. Ele contou que no Piauí existem 158 municípios com menos de oito mil habitantes e 70% das Câmaras Municipais não têm acesso à internet, o que dificulta a implantação dos portais. Ele elogiou a iniciativa da senadora Regina Sousa em solicitar ao Senado a realização do treinamento para os servidores de câmaras municipais.

O presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Gustavo Costa e Silva destacou a importância do evento e informou que foram convidados representantes de 11 Casas Legislativas e inscritos 30 pessoas. E que as oficinas vão ajudar na modernização dos trabalhos e do acesso à informação por parte da população.

As oficinais prosseguem até a próxima sexta-feira, dia 4 de setembro, e são ministradas por servidores do Interlegis, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. As oficinas vão ensinar os participantes a implantar, usar e a alimentar os portais de internet que terão hospedagem gratuita. E também como funciona o todo o Processo Legislativo, desde a inclusão de dados, passando pela autoria e esclarecimento de dúvidas sobre o sistema de apoio ao Legislativo.

Publicidade

Antes das oficinas foi realizado Encontro de Interlegis, no plenário da Câmara Municipal de Parnaíba com a presença do prefeito Florentino Veras e com a realização de palestras sobre reforma política-  o voto e o financiamento de campanha, novas perspectivas organizacionais em tempos de mudanças e a transparência no Legislativo, a solução Web interlegis proferidas por servidores do Senado Federal.

 

Vooz

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS