Connect with us

GERAL

2.400 aprovados no SISU têm matriculas na UFPI ameaçadas

Publicado

em

Seguindo uma determinação da Fasubra (Federação dos Técnicos Administrativos das Universidades Brasileiras), os servidores da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), deixarão de fazer as matrículas nos dias 19, 22 e 23 de junho de pelo menos 2.400 alunos selecionados no SISU.

A categoria, que está em greve há duas semanas, decidiu acatar a decisão nacional em assembleia realizada na manhã de hoje (17). As universidades federais de Minas Gerais (UFMJ) e do Rio de Janeiro (UFRJ) também aderiram à determinação, assim como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Federal Fluminense (UFF).

De acordo com Diogo Brunno Silva, representante do Sindicato dos Técnicos da Ufpi (Sintufpi), o movimento grevista nos campi do Piauí tem a adesão de pelo menos 90% dos servidores. Alguns serviços abertos à comunidade, como o funcionamento da Biblioteca Jornalista Carlos Castelo Branco, em Teresina, já está sendo afetado. “Ela normalmente fecha às 22 horas, mas durante a greve os funcionários estão fechando às 18 horas”, explica Diogo.

Na última quinta-feira (11), os servidores fecharam a Biblioteca Central numa tentativa de chamar a atenção da reitoria e chegar a um acordo. Ontem, (16) os trabalhadores fecharam os portões de acesso aos Centros de Ensino da UFPI num ato simbólico expressando a paralisação das atividades nos Departamentos dos Cursos.

O movimento vai continuar nas próximas semanas e amanhã (18) os servidores irão se reunir próximo à reitoria da UFPI para tentar uma reunião com o reitor José de Arimatéia. Os atendimentos aos discentes nos seis Centros de Ensino da UFPI continuam suspensos.

Publicidade

 

 

 

Portal O Dia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS