Com salários atrasados, médicos plantonistas paralisam atendimentos no Piauí
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 12/03/16
Comments 0

Com salários atrasados, médicos plantonistas paralisam atendimentos no Piauí

O Pronto Socorro que atende moradores dos municípios de Buriti dos Lopes, Caxingó e Caraúbas do Piauí está sem atendimento médico por parte dos plantonistas. Os médicos plantonistas que trabalham no Pronto Socorro da cidade abandonaram o trabalho, desde a última quinta-feira (10). O motivo seria o atraso no pagamento dos salários. Segundo a categoria, os médicos estão com seus vencimentos atrasados há 4 meses (novembro, dezembro, janeiro e fevereiro), sem que a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) tome uma providência.

O Pronto Socorro de Buriti dos Lopes vem funcionando no prédio da UBS Demerval Castelo Branco no Centro da cidade que foi cedido ao Estado pelo Município desde que o hospital estadual local foi fechado em 2012 pela gestão passada. O Pronto Socorro vem atendendo não só pessoas do município de Buriti dos Lopes, mas também atende diariamente ocorrências dos municípios de Caraúbas do Piauí e Caxingó. Os três municípios ficarão prejudicados a partir de agora com essa paralisação.

Um dos médicos plantonistas que trabalham na unidade de saúde chegou a ligar para a Sesapi cobrando uma posição sobre os pagamentos em atraso, mas segundo o médico, o Governo declarou que não há previsão para os pagamentos.

“os atrasos são constantes e do jeito que está não tem como continuar trabalhando, infelizmente a população será penalizada por conta do descaso desse governo”, afirma.

Secretaria Municipal de Saúde vai acionar o Ministério Público

A Secretaria Municipal de Saúde informou que vem cobrando que os repasses sejam normalizados para que a população não venha ser prejudicada. Mas, as intervenções têm sido em vão. O Município já trabalha no limite financeiro e não tem como arcar com despesas que é obrigação do Estado.

A Secretaria informa ainda que se o Governo do Estado não pagar os vencimentos atrasados dos médicos, não terá previsão de quando a situação será normalizada e, avisa que vai recorrer ao Ministério Público para que intervenha junto ao governo estadual e os plantões voltem a ser normalizado.

** Com informações do Portal Boca do Povo

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Homem morre vítima de atropelamento em Paulistana

Um homem da cidade de Paulistana (PI) morreu após ser atropelado por uma motocicleta Honda Titan de cor preta placa de Paulistana por volta das 18h20 desta sexta-feira (5), na

Saúde

Insônias frequentes alteram qualidade de vida; entenda

O ritmo agitado da vida moderna tem feito a população dormir cada vez menos. Entre os distúrbios do sono mais comuns nas noites dos brasileiros, a insônia, o ronco e

GERAL

MASSAPÊ | Educação abre período de matrículas para escolas da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria de Educação do município de Massapê do Piauí divulgou o edital de abertura das matrículas e rematrículas para a educação infantil e ensino fundamental nas escolas da Rede