Connect with us

Belém do Piauí

Educação de Belém do Piauí realiza ciclo de formação para implantação da BNCC

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (05), o II módulo da formação continuada do processo de implantação  do Currículo do Piauí, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O encontro aconteceu no auditório da escola Monte Sinai, onde reuniu professores, diretores e  coordenadores na rede municipal de ensino.

O ciclo de formação é composta de 4 módulos e visa a construção de um novo currículo para o Piauí a partir das diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.

O evento foi conduzido pelo supervisor da rede de ensino, Jairo Dias, que também é mobilizador da BNCC no município e pelo professor Edson Sá,  que é o coordenador da Base.

O tema trabalhando no segundo módulo de formação é o “Uso pedagógico  dos dados educacionais”, quando foi explanado sobre o conceito e histórico de dados da educação a nível de Piauí e Brasil.

Publicidade

Segundo Jairo Dias, o município vem trabalhando  o Currículo desde 2018,  e o mesmo está em  fase de consulta pública, onde brevemente o Currículo de Belém, baseado na BNCC estará concluído, a qual,  passará a ser efetivamente trabalhado em 2020 na rede de ensino.

Jairo ainda fez uma avaliação positiva  do ano letivo.  “Foi um ano muito produtivo, a qual,  trabalhamos,  nos empenhamos e estamos esperançosos de que vamos alcançar os objetivos que foram  traçados no início do ano,  especialmente, relacionado ao resultado da prova SAEB. E ressalto o apoio dado pela secretária Claudia, do prefeito Ademar, a assessoria do Edson Sá, os professores, alunos e das famílias.  Enfim, houve o comprometimento de todos,  sendo  um ano de muitas conquistas, e dizer que continuaremos empenhados para superar nossas metas”, frisou.

Edson Sá,  explicou que a formação tem como foco, preparar os professores para que eles possam atuar dentro da  nova dinâmica, que é a BNCC, valorizando sobretudo, as metodologias ativas, sala de aula invertida, o domínio,  competências e habilidades.

Edson, frisou que a Base valoriza as habilidades e competência. ” As palavras que fecham o Currículo  é habilidade e competência, e isso envolve uma serie de metodologias onde os alunos  são os protagonistas, ” afirmou.

 

Publicidade

Veja fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS