Connect with us

GERAL

Marcelo Rosenbaum recebe o 28º Prêmio Montblanc de Cultura

Publicado

em

O designer brasileiro Marcelo Rosenbaum foi o homenageado da noite dessa segunda-feira, 30. Seu projeto, A Gente transforma, foi reconhecido com o Prêmio Montblanc de la Culture Arts Patronage 2019, que destaca a importância do patrocínio às artes em comunidades ao redor do mundo.

O evento aconteceu na Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde Marcelo recebeu o prêmio das mãos de Michel Cheval, diretor geral da Montblanc Brasil. Em seu discurso, Cheval destacou o impacto social que o designer desenvolve em Várzea Queimada, no município de Jaicós, Piauí.

“Esse prêmio é o reconhecimento da Fundação Cultural Montblanc aos patronos das artes atuais, pessoas que, como o Marcelo, doam seu tempo e relacionamento social para transformar a vida das pessoas”, disse o diretor.

De fato, em seus quase 30 anos de existência, o Prêmio Montblanc já distribuiu mais de 5 milhões de euros em 15 países e regiões. A Várzea Queimada, por exemplo, o Instituto A Gente Transforma levou artistas, designers e pesquisadores, com objetivo de preservar o artesanato ancestral da comunidade.

“Eu visitei Várzea Queimada pessoalmente e fiquei encantado com o que o Marcelo está fazendo em prol da comunidade”, continuou Cheval, “Fiquei três dias na casa dos professores e vi que o Instituto trabalhou muito para apoiar esse povo. Com o Prêmio, esperamos dar energia para que continuem o trabalho”.

Publicidade

Ao receber o troféu do Prêmio, Rosenbaum declarou: “Na verdade, meu nome tá aí, mas esse é um projeto feito a muitas mãos”. Em seu agradecimento, ele chamou ao palco alguns realizadores que o ajudaram em seu projeto. Além do troféu – uma caneta da série Patrono das Artes em edição exclusiva aos premiados pela Fundação Montblanc, em 16 países – Marcelo recebeu a doação de 15 mil euros, para serem aplicados no projeto. Representantes do projeto e músicos vindos de Recife e Fortaleza completaram a noite, que teve coquetel assinado pelo chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó.

A noite teve ainda a avant-première do vídeo Jogos Dirigidos, de Jonathas de Andrade, produzido com os moradores da comunidade atendida pelo projeto.

Em 2019, o Prêmio Montblanc de la Culture Arts Patronage 2019 foi concedido no Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Hong Kong, Coreia, Itália, México, Rússia, Espanha, Suíça, Reino Unido e EUA. Desde que foi instituído, o prêmio já distribuiu um total de 5 milhões de euros, beneficiando 180 projetos, em todo o mundo.

FONTE: GQ

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS