Connect with us

GERAL

Municípios do Piauí têm os piores índices de transparência

Publicado

em

O Ministério Público Federal (MPF) fez uma atuação coordenada em todo o Brasil para medir o grau de transparência dos estados e municípios brasileiros. O levantamento foi realizado entre os dias 08 de setembro e 09 de outubro de 2015. A avaliação foi realizada através dos portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros.

A avaliação levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

O objetivo da avaliação é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

O Piauí tem o índice de transparência municipal com nota de 0,85 e é o último estado no ranking de transparência do Brasil, ele perde para o Maranhão com 1,15 e para Alagoas com 1,78.

No Piauí foram avaliados 224 municípios e em 1º lugar em transparência está a cidade de Piracuruca, com nota de 7,40. Em segundo lugar está o Governo do Estado, com nota de 7,20 e em terceiro lugar está Teresina com 6,90. No ranking de transparência estadual o Piauí está em 13º lugar. Já o índice das capitais, Teresina está em 18º posição.

Publicidade

Os índices demostram o tamanho do desreito a legislação federal de transparência pública.

Clique aqui e veja o ranking de transparência de todas as cidades do Piauí.

 

Portal Club Sat

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS