Connect with us

GERAL

NASF de Jaicós adota técnica da Bandagem Elástica no tratamento de pacientes

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira (08/08) na sede do NASF que funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, a fonoaudióloga Lorena Ibiapina utilizou pela primeira vez no município a técnica da bandagem elástica, conhecida também como banda neuromuscular ou Kinesio Tape.

Estavam presentes durante a implantação desta nova técnica de tratamento para pacientes do NASF na área da fonouadiologia, a prefeita Waldelina Crisanto, o secretário de Saúde, Dr. Crisanto Neto, o também fonoaudiólogo Manoel Neto, mães de pacientes e vários pacientes.

Lorena explicou “que a bandagem elástica é um avanço para a Saúde do município de Jaicós, pois além de fornecer alívio à dor, também reduz o inchaço, auxilia e ameniza a contração muscular e estabiliza a articulação de acordo com a tensão  e posição em que é  aplicada”.

Ela acrescentou ainda  que “seu mecanismo de ação é feito, quando a fita ao entra em contato com o corpo provocando um estímulo na pele, que chega ao cérebro numa velocidade maior que a dor, inibindo assim a sensação dolorosa”.

“A bandagem elástica é eficiente em terapias de alterações temporomandibulares (ATM), paralisia facial, apraxias, assimetrias faciais, hipotonia dos músculos da face, além de auxílio na reeducação da respiração. Dentre todos os seus benefícios, podemos observar também, diminuição da sialorreia (baba) e aumento do controle de deglutição de saliva, melhora na mobilidade da língua, durante a função de mastigação e fala, melhora na permanência do selamento labial (boca fechada) facilitando a respiração nasal e garantindo alongamento dos músculos labiais”, detalhou a fonoaudióloga Lorena Ibiapina.

Publicidade

As bandagens elásticas foram desenvolvidas no Japão pelo Dr. Kenzo Kase por volta de 1973, através da hipótese que os músculos atendimento online e outros tecidos poderiam ser auxiliados por um contato externo que permitiria alongamento dos músculos e também na diminuição da dor.

No Brasil esta técnica foi introduzida em 1988, pelo Fisioterapeuta e Prof. Nelson Morini Junior, também responsável pelo atendimento online desenvolvimento da técnica de aplicação da bandagem elástica na face e no pescoço utilizado pela área de Fonoaudiologia.

Fonte: ASCOM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS