Connect with us

GERAL

Número de desempregados subiu mais de 1.100% no Piauí, diz pesquisa

Publicado

em

O número de trabalhadores que perderam o emprego em janeiro de 2015 subiu mais de 1.100%. O valor corresponde a um levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que em comparação a janeiro do ano passado, concluiu que o número de pessoas que perderam o emprego aumentou 11 vezes.

Os números do levantamento apontam que em janeiro de 2014 o número de desempregados era de 135 enquanto que em 2015, no mesmo período, o número de trabalhadores que perderam o emprego chegou a 1.699.

Com o aumento no número de desempregados, as empresas especializadas em recrutamento de pessoas acabam ficando lotadas. Em uma empresa que fica localizada no Centro de Teresina, o número de trabalhadores que estão cadastrados no sistema a espera de um emprego chega a 42 mil. Um deles é o jovem José Vitalino que há mais de um ano está sem trabalhar de carteira assinada e hoje busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

“Trabalhei de vendedor há algum tempo e fui demitido. Vim buscar uma nova oportunidade em outra área, já que tenho experiência no mercado com carteira assinada”, contou.

Como dica para tentar entrar no mercado de trabalho, a analista de recursos humanos Ariane Vieira, diz que é preciso que a pessoa saiba em que área de atuação deve focar para poder procurar qualificação. “A pessoa deve se qualificar, buscar um foco na sua carreira profissional e se qualificar ainda cada vez mais para se especializar na área biscando cursos de especialização, técnicos de formação e educação profissional”, contou.

Publicidade

Nos postos do Sistema Nacional de Empregos (Sine) no Piauí, o número de atendimentos por dia chega a 520. De acordo com a diretoria, o número maior de atendimentos é em relação a seguro desemprego.

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS