Connect with us

GERAL

Pequenos produtores querem assegurar direitos na região dos Parques Eólicos

Publicado

em

Moradores da Serra dos Pereiros, em Caldeirão Grande do Piauí, estão empenhados em organizar uma reunião nesta quinta-feira (9), na comunidade. De acordo com Vanésia Luíza de Carvalho, que integra uma comissão formada pelos moradores, o objetivo é discutir os direitos de propriedade das famílias.

Vanésia Carvalho informa que além dos pequenos proprietários de terra, a reunião contará com a participação de representantes da empresa Casa dos Ventos, do prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, de outras autoridades municipais, do Bispo de Picos e de advogados da empresa e dos moradores.

A integrante da comissão formada pelos moradores – pequenos proprietários e produtores rurais – relata que os mesmos estão preocupados com a forma que estão sendo abordados por representantes da empresa que trabalha a implantação dos parques para a geração de energia eólica na região.

De acordo com Vanésia Carvalho, há cinco anos a empresa Casa dos Ventos iniciou os contatos com os proprietários da região, para negociar a ocupação das terras onde deverão ser instaladas as torres para captação dos ventos e geração da energia.

A moradora afirma que somente agora, com a entrada das máquinas e ocupação das terras e até a obrigação de deixarem suas casas, é que muitos moradores da região começaram a sentir as consequências sociais que terão de enfrentar. “Algumas pessoas estão adoecendo e os conflitos já começaram”, diz a moradora.

Publicidade

“Nós não somos contra o projeto da energia, mas queremos que os nossos direitos sejam respeitados e que tudo fique muito claro e bem documentado”, diz a moradora. Vanésia ressaltou que os moradores precisam de ajuda das autoridades do município e do estado, “porque não queremos sair de nossas terras”, enfatiza.

Apoio 

Vanésia Carvalho informa, também, que os moradores da Serra dos Pereiros, em Caldeirão Grande do Piauí, resolveram pedir apoio ao Bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, depois de acompanharem a ação da Diocese de Picos, junto às comunidades da região do minério de ferro.

“Quando ficamos sabendo que a Igreja estava dando apoio aos moradores da área do minério de ferro, decidimos pedir que também nos ajudasse”, diz Vanésia Carvalho. Uma das primeiras pessoas a procurar Dom Plínio para falar sobre o problema, Vanésia diz esperar que a reunião “dê esperança ao povo”.

Igreja Católica

Publicidade

O Bispo de Picos, Dom Plínio, diz que atendeu o apelo dos moradores e já realizou algumas visitas nas comunidades localizadas na região onde está sendo implantado o projeto destinado à geração de energia eólica.

Na semana passada, o Bispo de Picos realizou mais uma dessas visitas quando esteve na comunidade da Serra dos Vitalinos, em Simões, onde também celebrou uma Missa que contou com a participação de dezenas de pessoas da região.

Durante o sermão que proferiu na Missa, rezada na comunidade da Serra dos Vitalinos, Dom Plínio ressaltou que: “O papel da Igreja é estar junto com o povo, sentir com o povo suas apreensões, suas angústias, seus sofrimentos, suas dores e suas alegrias”, enfatizou.

E o Bispo de Picos disse mais no sermão: “Este é o papel da Igreja, porque ela é seguidora de Jesus. E Jesus sempre agiu e age em socorro dos sofredores”. Dom Plínio destacou na homilia que a Igreja não é e nem pode ser contra o progresso e “porque o estado precisa superar o atraso, mas é dever da Igreja ser solidária com os que sofrem”, reforçou.

Para o Bispo de Picos é importante que todos os procedimentos sejam feitos com critérios, respeitando “em primeiro lugar a vida e a dignidade das pessoas e, depois, assegurando os seus direitos e o seu bem estar”.

Publicidade

Presença solidária

Além da presença de Dom Plínio na reunião, como representante da Diocese de Picos, está confirmada, também, a presença da irmã Tomelina Barbosa, que integra a coordenação da Rede Um Grito pela Vida e mais um grupo de religiosas, interessadas em conhecer o projeto e dar apoio aos moradores da região.

Outras instituições que também já estão com presenças de seus representantes confirmadas na reunião desta quinta-feira, em Caldeirão Grande do Piauí, são: Conferência dos Religiosos do Brasil – Núcleo de Picos, Cáritas Regional Piauí e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Credito: Pascom Diocesana

Irmã Tomelina Barbosa, Coordenadora da Rede Um Grito pela Vida, visita Serra dos Vitalinos, em Simões e ouve relatos de moradores sobre o projeto da energia eólica na região

Pascom Diocesana

Publicidade

Credito: Pascom Diocesana

Moradores das comunidades da Serra dos Pereiros, Caldeirão Grande do Piauí e da Serra dos Vitalinos, de Simões, se encontram para tratar sobre a ocupação de suas terras com a implantação dos parques eólicos

Pascom Diocesana

Credito: Pascom Diocesana

O Bispo de Picos, Dom Plínio José, diz que o papel da Igreja Católica é ser solidária com os mais sofridos e compartilhar de suas angústias e dar-lhes esperança

 

Fonte: PASCOM

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS