Prefeito de Jaicós firma parceria para perfuração de poço em povoado Croazal
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 19/10/18

Prefeito de Jaicós firma parceria para perfuração de poço em povoado Croazal

Melhorar o abastecimento de água do povoado Croazal. Esse é o objetivo de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Jaicós e o Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (Sisar/PI).

Na última quarta-feira (17), o prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, esteve reunido com o gerente do Sisar Regional de Picos, Jairo Meneses Bezerra, e representantes do povoado, os professores Wandim Lima e Francisco das Chagas, ocasião em que assinou o termo de cessão temporária de uso de uma propriedade do município para a perfuração de um poço tubular.

O sistema de abastecimento de água da comunidade foi construído pelo Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí (Prosar) e desde o ano de 2007 é administrado pelo Sisar. Diante do crescimento populacional da comunidade, situada às margens da BR 407, distante cerca de 15 km da sede, surgiu a necessidade de aumentar a oferta de água.

“Estamos buscando alternativas para aumentar a oferta de água, já que a comunidade vem crescendo muito, até acima da perspectiva do programa, quando foi feito o estudo.”, disse Jairo Bezerra. O gerente do Sisar explicou que recurso que será aplicado na obra é fruto de um projeto desenvolvido pela Fundação Avina e o Instituto Coca-Cola Brasil, a fundo perdido.

Com a cessão do terreno para a escavação do poço, os próximos passos serão a regularização da parte elétrica e, concluindo a parte burocrática, de levantamento de orçamento para contratação da empresa e execução da obra. O poço deverá estar perfurado até a primeira quinzena do mês de dezembro.

O prefeito falou da importância dessa ação para garantir segurança hídrica para a população da comunidade. “O povoado Croazal tem crescido muito. Lembro que antes tinham casas apenas de um lado da BR, e agora temos construções dos dois lados. Junto com isso vem a necessidade de aumentar a oferta de água para os moradores. Para isso, o município está cedendo um terreno para que o Sisar possa perfurar mais um novo poço naquele povoado, e com isso, a gente espera estar atendendo resolvendo a questão do abastecimento de água.”, disse.

Pavimentação
Ainda na quarta-feira, o prefeito Neném de Edite e o secretário da Controladoria Municipal, Osmilvan Oliveira, visitaram o bairro Alto da Santa Cruz, onde a Prefeitura Municipal pretende aplicar recursos na pavimentação da ladeira que dá acesso ao bairro.

O objetivo da visita foi coletar dados para a elaboração do projeto. O prefeito informou que o recurso para a obra foi destinado pelo senador Ciro Nogueira, no valor de 300 mil reais, e já está empenhado. “Estamos iniciando o processo burocrático para, em breve, estarmos iniciando mais uma obra importante para a nossa cidade.”, disse.

 

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Pai mata o próprio filho a facada após discussão

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu um homem de 66 anos acusado de matar o próprio filho a facada na quadra 208 de Santa Maria. Segundo a corporação,

Jacobina do Piauí

Prefeitura de Jacobina do Piauí disponibiliza transporte para alunos prestarem o Enem

A Prefeitura  Municipal de Jacobina do Piauí,  através da Secretaria da Educação, disponibilizou ônibus escolar para os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que prestaram à prova

Roubo de veículos cai 25% no primeiro trimestre de 2017

A Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) divulgou um levantamento que aponta uma expressiva redução no número de veículos roubados na capital a partir do final do ano passado. O levantamento abrange