Connect with us

GERAL

Saúde de Picos realiza evento de análise protocolar da hanseníase nesta quarta (10)

Publicado

em

Acontece na manhã desta quarta-feira (10), a partir das 08h00, no antigo Auditório da Universidade Federal do Piauí, um encontro com os profissionais da Atenção Básica e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família para debaterem sobre o aumento dos casos de hanseníase no país.

De acordo com Gilberto Valentim, coordenador do Programa de Controle da Hanseníase, o evento vem para capacitar os profissionais da saúde nos protocolos de atualização da doença, mesmo com o número diminuindo no Estado.

“A capacitação é uma atualização dos protocolos de diagnósticos e controle da hanseníase. A gente tem observado que a hanseníase tem aumentado bastante no estado do Piauí. Inclusive, saiu uma reportagem no início da semana que só aqui no Piauí foram descobertos mais de 1000 casos nesse primeiro semestre. Contudo, Picos está indo na contramão. A gente tem diminuído a dissidência da doença. Então, para reforçar essa nossa atividade, estamos trazendo um médico especialista em hanseníase para atualizar a atenção básica de Picos nos protocolos clínicos de cultura em hanseníase”, explicou ele.

Gilberto Valentim confirmou ainda que a maioria dos casos de hanseníase em Picos são na forma contagiosa, por isso é preciso uma atenção maior.

“Nós estamos em uma escala que tem descido em números, porém, temos visto que esses números são do tipo multibacilar, ou seja, na sua forma contagiosa da doença. Então precisamos intensificar esse trabalho para reduzir o número de casos de multibacilares. Fazendo isso, diminuiremos ainda mais os casos de doenças e, consequentemente, de suas sequelas nas pessoas”, destacou o coordenador.

Publicidade

Embora voltado para todos os profissionais de saúde pública, o coordenador deixa aberto o convite para os da rede privada que se interessarem em atualizarem-se ao tema.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS