Connect with us

MUNICÍPIOS

Publicado

em

A cidade de Betânia do Piauí está a 509 quilômetros de Teresina. Fica nos confins do estado, divisa do território piauiense com o pernambucano. É um dos municípios mais pobres do Nordeste e tem população bem rural e distante ainda de uma série de benefícios sociais. O consumo de cultura é quase completamente feito em bares e em festas dançantes (quase a totalidade animada por muito forró, brega e suingueira). Uma dessas festas tem dado o que falar na região, principalmente depois de muitas polêmicas envolvendo atividades do tipo na capital do Piauí.

Neste sábado ocorrerá a polêmica Festa do Shortinho. A festa tem dividido opiniões no município. A organização do evento promete pagar R$ 100 para a garota que for com o menor short. As posições sobre o evento dividem-se entre a cultura e direito da diversão por parte da população do município ou a reflexão sobre a cultura da futilidade, principalmente ali que tem fortes índices de envolvimento de menores de idade com alcoolismo e gravidez precoce.

A Festa do Shortinho ocorrerá a partir do meio da noite deste sábado (21/11) no “Pancadão dancy clube”, na localidade Juazeiro Grande, a quatro quilômetros da sede do município. O clube comporta quase duas mil pessoas. Metade da capacidade é esperada para o evento, que terá animação dos já afamados paredões (caixas de som estridentes que mais incomodam que animam). O mais famoso deles é o Topa Tudo.

Mesmo dividindo opiniões na cidade, quando o assunto é comentar e botar a boca no trombone os moradores ficam calados. Somente o cartaz em maior ponto de destaque no mais importante bar da maior praça da cidade é que está em evidência para mostrar, de cara, a festa.

Prometendo o sigilo da fonte, as pessoas ouvidas pela reportagem destacaram que esse tipo de movimentação cultural é preocupante por envolver pessoas de baixa idade. “Muitas meninas com aparência de criança. É um absurdo”, falou um dos moradores da cidade. “Ah…deixa o povo ser feliz e se divertir, se for para embuxar (engravidar) as meninas embuxam mesmo, seja na festa, na casa ou até na igreja”, destacou outro, mais liberal.

Publicidade

SHORTINHO SÓ PARA MAIORES

Um dos três organizadores da festa, o dono do clube, Gilvan dos Santos, garantiu que somente mulheres maiores de idade poderão participar do evento e do concurso. “Tem de ter carteira de identidade e provar ser de maior (sic). É a primeira vez que a gente faz esse tipo de festa aqui”, relatou Gilvan dos Santos, que está há três anos no ramo e é proprietário de uma das maiores casas de show da região. Ele complementa dizendo que essa não é a maior festa do ano em seu clube. “A maior é a dos festejos (religiosos, em homenagem a São José) de março”.

“Vai tocar o paredão com muito Garota Safada, Gabriel Diniz e Aviões do Forró”, frisou. Esse tipo de música é atualmente o que mais embala as noites de parte dos jovens do Sertão do Piauí, muito carentes de atrações e opções culturais.

“Será paredão a noite toda”, complementou o empresário e organizador da Festa do Shortinho.

CIDADE TEM ALTOS ÍNDICES DE GRAVIDEZ E ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA

Publicidade

Betânia do Piauí, além de ter uma festa polêmica, já tão comum em outros lugares e cada vez mais liberais (lembra da Festa da Calcinha, em Teresina? Ou então da Festa do Rodízio de Mulheres?).

O Conselho Tutelar da cidade, após provocação da reportagem, promete atuar na fiscalização da festa e inibir possíveis abusos envolvendo menores de idade. Enquanto dava entrevista para a reportagem de O Olho, a presidente do Conselho Tutelar da cidade, Suzana Macêdo, também resolvia outro problema envolvendo a gravidez de uma garota de 13 anos. A menina não tinha sequer registro de nascimento. “Aqui a gente pode esperar de tudo”, lamentou a conselheira.

Anúncio no principal bar da principal praça do Centro de Betânia do Piauí. Preocupação com as crianças

A cidade tem cinco conselheiros. A presidente diz que é muito difícil atuar na fiscalização da cidade, pois muitas famílias não aceitam e recebem negativamente quando o órgão atua.

Para denunciar qualquer crime relacionado a menor de idade os conselheiros têm de se deslocar para a cidade de Paulistana (a quase 50 quilômetros de distância). “Muitos são filhos de pessoas alcóolatras. A gente é ameaçado, nossa família é ameaçada. Sobre o caso dessa festa: a gente vai avisar a polícia e fiscalizar”, destacou.

Ao contrário das outras polêmicas festas anunciadas em Teresina, em Betânia do Piauí a Festa do Shortinho vai ocorrer e já agita as candidatas e os possíveis expectadores, alguns deles virão, inclusive, de cidades da região.

 

Publicidade

 

Fonte: OOlho, por Orlando Berti.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS