Connect with us

Alegrete do Piauí

Em busca de melhorias, Educação de Vila Nova participa do 14º Fórum da UNDIME e do VII Encontro dos Conselhos

Publicado

em

Em uma busca incessante por melhorias na qualidade da educação de Vila Nova do Piauí, representantes do referido setor estiveram no mês de março, participando de eventos ligados a área na capital do Estado.

O 1º deles foi o 14º Fórum Ordinário da Undime-PI – União dos Dirigentes Municipais- que aconteceu durante os dias 12 e 13 de março, no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), e teve como  tema: O Cotidiano do DME: Desafio da Educação dos Municípios Piauienses.

O evento reuniu diversos dirigentes municipais da educação de todo o estado, entre estes a atual secretária de Educação professora Antonia Maria e a professora Edinete Brito.

O 14º Fórum contou com uma programação variada. No primeiro dia de evento, na terça-feira (12), contou com Aplicativo na Ponta do Lápis – Com Gilson Soares, auditor do TCE-PI. Outro momento do dia foi à palestra A Educação Municipal e a Nova Conjuntura Nacional, com o palestrante Alessio Costa Lima, Presidente da Undime Nacional. O referido dia ainda contou com  O Processo Eleitoral – Dirigentes Municipais de Educação.

A eleição da Mesa Diretora da União dos Dirigentes Municipais para o biênio 2019/2021 elegeu como Presidente a professora Cleidimar Tavares, do município de Água Branca; e como vice-presidente, a professora Érica Graziela, do município de Domingos Mourão. A mesa diretora é composta por 38 membros.

Publicidade

Ainda na terça-feira, a programação se estendeu pela tarde com a realização de oficinas na escola do Tribunal de Contas do Estado (TCE), contando com a Oficina do Conviva Educação – Articuladora/ Instituto Natura; Oficina Busca Ativa – UNICEF; e Oficina Campos de Experiência, PPP, Currículo e formação Continuada – Movimento Todos pela Base.

A programação se estendeu pela quarta-feira (13) com a capacitação de recursos e prestação de contas, com a palestrante Viviane Cunha. Em seguida, ocorreu à palestra Prioridades para Educação Básica e Desafios de implementação, com a palestrante Márcia de Paula; logo após, a palestra Desenvolvimento de Plano Estratégico como ferramenta de Gestão Escolar, com o palestrante Carlos Eduardo. Na quarta-feira, pelo período da tarde, a programação continuou com o BNCC e os novos currículos: o que muda em 2019? Com a palestrante Cleuza Repulho; em seguida, a Prestação de Contas e SIOPE, com os técnicos do FNDE, encerrando assim a programação do 14º Fórum Ordinário da Undime-PI.

_VII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Piauí

Outro importante momento vivenciado por representantes da educação vila –novense aconteceu no dia 22 de março, quando a presidente do Conselho Municipal de Educação Marlene Hosana, participou do VII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Piauí.

Na pauta do encontro, estava  o papel dos Conselhos na garantia do direito á educação; parcerias institucionais, desafios contextuais e legais e a necessidade de fortalecimento dos Conselhos Municipais.  O evento aconteceu no da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Publicidade

“O encontro foi muito importante para buscar o fortalecimento do nosso Conselho Municipal de Educação. Estamos sempre em busca de melhorias para a educação da cidade poesia”, disse Marlene.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS