Connect with us

Alegrete do Piauí

Espaço Cultural em Alegrete do Piauí sedia 3ª etapa do 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALEVILA

Publicado

em

A cidade de Alegrete do Piauí foi palco da terceira etapa do 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA, realizada no Espaço Cultural, durante tarde e parte da noite deste domingo 25. O encontro aconteceu às 13h com credenciamento, e, logo em seguida às 13h30 o início da sexta e sétima aula. Ministradas pelas professoras Patrícia Sousa e Anatália Nogueira a 6ª aula foi sobre Bases da Dança Clássica e Correção Postural e a 7ª aula foi trabalhada Bases de Dança Contemporânea e ainda HIP-HOP: Street Dance New school, com o Prof. Thallys Oliveira. Após duas horas e meia de aulas ocorreu, às 16h, o intervalo para o lanche.

O Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA está em sua primeira edição, promovido pela gestão das cidades de Alegrete do Piauí  que tem a frente o prefeito Márcio Alencar, o Marcinho, e, do município de Vila  Nova do Piauí na gestão do prefeito Edilson Brito, através das Secretarias Municipais de Cultura dos dois municípios.

Seguindo as atividades da programação elaborada pelas Secretarias de Cultura dos municípios, durante a tarde, ministrado pelo professor Rodrigo Aquiles, foi dada continuação da quinta aula com tema Puxada de Rede. Ainda sobre o comando do professor Rodrigo a aula de número oito foi trabalhada as Bases da Dança Popular: Carimbó e Frevo.

A cargo do professor Edilberto Lima, também com bases de dança popular foi desenvolvido danças como: Forró, Xaxado e Baião. Às 18h30 a parada para o jantar onde após o intervalo para refeição,  os grupos que se reuniram no Espaço Cultural, saíram em caminhada pelas principais ruas e avenidas de Alegrete com direção ao CEASA.

A Companhia Alê Dance desenvolveu a coreografia Forrozeiros, Alegria e os tambores de Palmares. O grupo de Hip Hop New Class trabalhou o Remix. O grupo AJA desenvolveu o Xaxado, o grupo de Capoeira Ginga Nova, o grupo de Capoeira Alê Dance e o grupo Palmares de Picos encerraram o terceiro dos quatro encontros com roda de capoeira que integram a programação do 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA.

Publicidade

Durante o encontro, a professora Marli Veloso, mencionou um dos personagens mais emblemáticos do ativismo mundial que defendeu os direitos dos negros, o americano Martin Luther King. Luther por várias vezes pronunciou a frase I have a dream (Eu tenho um sonho) durante uma manifestação civil em Washington (EUA). A manifestação conhecida com “Marcha sobre Washington”, em 1963, reuniu 250 mil pessoas.

“Nossa grande fonte de inspiração, Martin Luther King, sempre começava seus discursos com a frase I have a dream. Em todos seus discursos que pronunciava e em todos os momentos que nos quais ele se pronunciava em defesa da igualdade, da justiça e dos direitos. Nós temos um sonho de ver a sociedade mais justa e mais humana em que as pessoas sejam respeitadas pelo que ela são e como elas são, onde possamos se unir para ser mais felizes e não para competir, despertando em si o que temos de melhor”, ressalta professora Marli.

“A cultura é o que nos conecta com as nossas raízes e nossos ancestrais. Portanto, ela é fundamental para qualquer ação humana e para qualquer coisa que queiramos fazer. Esse encontro começou por Patrícia e Edilberto que era um sonho e,  de repente foi tomando grandes proporções. Hoje estamos aqui reunindo a comunidade alegretense trazendo uma parte da comunidade vila-novense. Peço uma salva de palmas para 0 grupo Palmares […] nós podemos fazer diferente e podemos fazer a diferença em nossas vidas e nas vidas das outras pessoas”, disse a professora Marli.

O secretário de Cultura de Alegrete do Piauí, Iago Sousa, também fez comentários sobre o terceiro encontro onde reuniu grupos e a população em geral.

“Temos sim grupos culturais e continuam aqui hoje. Nessa noite especial encerramos esse momento e digo que a semente está plantada. Meu sentimento aqui hoje é de muita alegria e satisfação. Não me canso de dizer que muito mais do que danças é ter qualidade de vida, ser gente e ser feliz. Isso não tem preço!. Fico me perguntando o que estariam fazendo se não estivessem aqui?”, questionou.

Publicidade

“Estão aqui dançando, brincando, se divertindo, se respeitando e tomando conhecimento. Isso é muito importante e tenho certeza que é nesse espaço de tempo que precisam de um grupo. Que seja um grupo de dança, ballet, Hip Hop ou grupo da igreja”, recomenda.

Iago Sousa mencionou em palavras de agradecimento pelo apoio, incentivo e contribuição para com a realização do evento, o prefeito municipal Mário Willian Maia Alencar, o Marcinho; a primeira – dama, Andrea Sousa e toda equipe de Alegrete e Vila Nova do Piauí.

“A exemplo do prefeito Márcio, a primeira – dama Andrea tem sido importante apoiadora e muito sensível porque é preciso ser sensível para valorizar a cultura em si. Agradeço também à Lilian e a minha equipe que trabalha com dedicação aqui em Alegrete e em Vila Nova”, agradeceu o secretário municipal de Cultura de Alegrete do Piauí.

O próximo encontro que marca a última etapa e encerra a primeira edição do Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA acontecerá no dia 06 de setembro, véspera de feriado da Independência do Brasil, na cidade de Vila Nova do Piauí, no Ponto de Cultura Cidade Poesia.

Veja abaixo a programação do dia 06 de setembro.

Publicidade

 DIA 06/09

13h30min – Credenciamento.
14h00min – Abertura.
14h15min – Preparação Muscular (Prof. Thallys Oliveira)
14h30min – 11º Aula – HIP-HOP: Street Dance New school, Prof. Thallys Oliveira.
Monitores: Taynara Oliveira, Thalia Oliveira, Edilberto Lima, Rodrigo Aquiles e Carla.
15h45min – Intervalo (lanche).
16h00min – Afro (tribal, afoxé, ijexá, Maculelê, puxada de rede, coco de roda), Prof. Edilberto Lima e Prof. Rodrigo Aquiles.
Monitores: Taynara Oliveira, Thalia Oliveira, Thallys Oliveira e Carla.
17h:30min Integração das oficinas e roda de capoeira Prof David Erison e Prof. Rodrigo Aquiles.

_VEJA MAIS FOTOS:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS