Connect with us

Alegrete do Piauí

Gincasa Cultural, desfile e festa, movimentam II Festival Estudantil do ASA, em Alegrete do Piauí. Veja fotos!

Publicado

em

A Escola Estadual, Antônia de Sousa Alencar, do município de Alegrete do Piauí, promoveu, no período de 22 a 29 de setembro, a segunda edição do Festival de Identidade Cultural e em paralelo –  a IX Gincasa 2017 -.

A edição deste ano, refletiu sobre o tema: “Mundo Real, Mundo Virtual: onde me encontro?”, onde divididas em duas equipes, os Ímpares (‘Facebook’) e Pares (‘Instagram’), várias atividades alertaram e refletiu com os discentes e comunidade em geral, sobre o mau uso das mídias, sobretudo, da internet, que está levando os jovens, verdadeiros “nativos digitais”, a um grande conflito existencial.

A ação foi organizada pelo ASA, através da supervisão de ensino, direção, coordenação, professores, alunos e envolveu toda a comunidade escolar.

Clique aqui e veja a cobertura fotográfica do último dia:

O encerramento de uma série de atividades que contou com caminhada, apresentações culturais, palestra, jogos educativos, torneios de Futsal (Masculino) e Handebol (feminino), exposição de Estandes e por último a Gincasa, Desfile e Festa, movimentou a cidade durante esta última semana.

Publicidade

Segundo a diretora da Escola, a professora Maria do Socorro Coelho, a Corrinha, como é conhecida, o Festival Estudantil trouxe muito aprendizado, integração e conhecimento. “O II Festival Estudantil de Identidade Cultural é, também, uma estratégia de envolver os jovens com a cultura e a arte. O objetivo neste ano, é fazer uma reflexão acerca dos problemas que envolvem o mundo virtual, alertando e desenvolvendo nos jovens o lado bom das mídias tecnológicas.”, disse, comemorando o sucesso do evento. “Por mais um ano a semana estudantil nos surpreendeu pela participação dos alunos, pelas ricas apresentações culturais relacionadas ao tema e pela a presença de um grande público”.

Na noite desta sexta-feira, 29, o evento foi aberto com a apresentação da equipe gestora da escola. Seguida pela a composição do corpo de júri, formado por renomados profissionais competentes e autênticos – Iago Sousa, Rogerayres Paiva, Alba Régia, Herbert Viana e Dra. Elizangela Moura –.

Após isso, deu início a Gincasa, onde as duas equipes, os Ímpares (‘Facebook’) e Pares (‘Instagram’) deram um show de teatro, coreografia dos anos 60 até os tempos atuais, paródias, brincadeiras antigas, intercaladas por perguntas e respostas.

Ao final a equipe dos ímpares – Facebook –, liderada por Rafael, se consagrou campeã da IX Gincasa Cultural ASA, 2017, com uma diferença de 27,5, contra a equipe dos pares – intitulada de Instagram –, liderada por Clara Maria, que se consagrou vice-campeã. A equipe campeã recebeu um troféu de reconhecimento.

Após a Gincasa, houve ainda o desfile para escolha do “Garoto e a Garota ASA, 2017”. A passarela composta por cinco garotas e cinco garotos ficou repleta de simpatia, charme, beleza, elegância e muito glamour para o concurso de beleza.

Publicidade

Ao final, a grande vencedora ao título de “Garota ASA 2017” foi a candidata, Maria Kariene Lopes de Menezes, que tem 15 anos, e estuda o 1º ano. Ela recebeu a faixa, das mãos da Garota ASA 2016, Marina Furtado, recebeu também um presente em dinheiro das mãos da professora Iara Clécia.

Já o grande vencedor ao título de “Garoto ASA 2017” foi o candidato, Carlil Xavier Ribeiro Dias, 14 anos, e estuda o 1º ano. Ele recebeu também uma faixa das mãos do Garoto ASA 2016, Raimundo Neto, e um presente em dinheiro das mãos da Dra. Elizangela Moura.

Para finalizar a grande semana estudantil, o público embalaram ao som do Dj Cleiton e a Danceteria Night Som.

A supervisora de ensino, Virginia Célia, destacou a importância do evento. Para ela, a escola tem o papel de discutir as problemáticas sociais, a exemplo das mídias digitais. “A Escola tem um papel social muito grande. E a Semana Cultural do ASA oferta conhecimento, lazer e identificação pessoal, e, dessa forma, contribui para a formação intelectual e humana”, disse.

Por mais um ano, o evento foi considerado um sucesso, reunindo a população de Alegrete do Piauí. Dentre outros, diversas autoridades do município, como a vice-prefeita Hermilinda Gomes, a supervisora Virginia Célia; os secretários municipais Valdenia Silva (de Educação), Iago Sousa (de Cultura), Manoel Filho (de Agricultura), Jean Oliveira de Finanças), o vereador Firmino do Pedro.

Publicidade

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS