Connect with us

Alegrete do Piauí

Saúde e Educação de Alegrete realizam exposição de encerramento do projeto ‘Enfrentando o Aedes Aegypti’

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí na gestão “Alegrete continua para todos” do prefeito Márcio Willian Maia Alencar, o Marcinho, e a primeira-dama Andréa Sousa, através das secretarias de Saúde e Educação, realizaram uma feira de exposição encerrando as atividades do projeto Educação em Saúde Ambiental ‘Enfrentando o Aedes Aegypti’

O evento que encerrou as atividades do projeto aconteceu nesta última sexta-feira, 06 de dezembro, na U.E. Maria Juceneuda Maia, onde foi exposto os matérias confeccionados pelos alunos durante as oficinas educativas ministradas em salas de aula.

O projeto foi trabalhado no município desde o início do ano e teve como objetivo mostrar a população os riscos que trazem a proliferação do mosquito da dengue, alertar sobre as doenças que eles transmitem e como podem prevenir. As ações são realizadas pela parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, e as atividades realizadas são orientadas e monitoradas pela empresa ATTIVA.

Na solenidade de abertura foram convidados a compor a mesa de honra, a secretária de saúde, Anna Carla, a secretária de Educação, Valdênia Silva, a representante da ATTIVA, Simone Granjeiro, a presidente do conselho de Educação, Lilian Alencar, o diretor da U.E. Maria Juceneuda Maia, José Sabino, a diretora da U. E Pedro Cazé, do povoado Malhada Alta, Verônica Souza, a diretora da U.E. João Jacob de Araújo, Socorro Lira, a diretora da U.E. Tertuliano Sanches Leal, Inês Ramos e o poeta Zé Viola.

A secretária de Educação, Valdênia Silva, explicou como foi desenvolvido o projeto nas escolas e destacou: “Foi trabalhado durante o ano sobre a prevenção do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, a Zica e a Chikungunya. Temos como lema reduzir, reutilizar e reciclar, e foi o que os alunos fizeram em algumas das unidades. Nós fizemos trabalhos de reciclagem com o apoio da equipe escolar, dos diretores, coordenadores e professores. Em nome da secretária de Educação quero agradecer a todos os envolvidos, a parceria com a Saúde e a ATTIVA que tanto nos ajudou e nos auxiliou. Agradeço também aos alunos que foram a parte principal para que esse projeto acontecesse”, disse.

A secretária de Saúde, Anna Carla, agradeceu a parceria com a Educação, falou das ações realizadas pela sua secretaria e parabenizou a todos os envolvidos que participaram do projeto.

“Agradeço a oportunidade em realizar mais um projeto em parceria com a Educação, não é o primeiro e muito menos será o último. Sempre que fazemos essa parceria vemos o sucesso. Da mesma forma que foram realizadas ações nas escolas, a Saúde realizou ações, panfletagens, orientações, e visitas domiciliares. A equipe da Vigilância Sanitária e Epidemiologia contribuíram muito com a realização das atividades. Gostaria de agradecer mais uma vez em nome da nossa gestão municipal, o Márcio, a Andréa e a Lilian. Agradeço a presença de todos e peço que usem o momento para apreciarem os trabalhos feitos pelos alunos”, pontuou.

Publicidade

A representante da ATTIVA, Simone Granjeira, parabenizou a gestão municipal, as secretarias que realizaram o projeto e aos alunos pelos trabalhos de reciclagem desenvolvidos nas oficinas.

“Irei começar a fala parabenizando o prefeito, Márcio Alencar, os diretores, coordenadores e professores das escolas. As duas secretarias envolvidas Saúde e Educação possuem uma equipe linda. A exposição realizada aqui hoje mostra o sucesso que foi a realização deste trabalho e o quanto cada um de vocês se esforçaram para que ele acontecesse. Parabenizo aqui a todos e principalmente aos alunos que se esforçaram e produziram lindas atividades”, disse.

O vereador, Luís Carlos, que esteve presente na feira de exposição, destacou: “É isso que queremos para o nosso município, uma educação de qualidade. A nossa gestão e as secretarias que fizeram parte deste projeto realizaram um belo projeto. Parabenizo a todos os envolvidos e a todas as crianças que realizaram os matérias da exposição”.

Após as falas das autoridades, foi realizada apresentações culturais e a premiação do concurso de redação que premiou os melhores textos voltados à temática do projeto. Os prêmios foram patrocinados pela primeira-dama, Andréa Sousa.

Participarão da seleção alunos do 2° ao 9° Ano do Ensino Fundamental das escolas: U.E. Maria Juceneuda Maia; U.E. Tertuliano Sanches Leal (sede); U.E. João Jacob de Araújo (sede) e U. E Pedro Cazé, do povoado Malhada Alta.

Os alunos ganhadores do concurso de redação da U. E Pedro Cazé, do povoado Malhada Alta foram: Rayla Pereira Leal (5° Ano), Maria Gracilene Carvalho (9° Ano), Francisca Karisma do (6º Ano) e Jacineide de Sousa Gomes (8° Ano). Representando a U.E. Maria Juceneuda Maia ganharam os alunos: Issac José de Alencar Leal (6° A), Maria Eduarda de Alencar Leal (7° A), Elayne Alexandrina de Sousa Silva (8° B) e Patrícia Hellen Costa Alencar  (9º A). Os ganhadores da U.E. João Jacob de Araújo (sede) foram: Elana da Silva Souza (4° ano) e Thaylla Sophia Pereira Dias (5° ano). Por fim, os alunos: Debora Loharry Araujo do Nascimento (2° Ano) e Ana Beatriz Leal de Souza (3° Ano) foram os alunos com as melhores redações da U.E. João Jacob de Araújo.

Publicidade

Logo após o encerramento das premiações, todos os presentes foram convidados a se dirigirem ao local que estavam exposto os matérias reciclados, reutilizados e transformados pelos alunos das escolas participantes do projeto.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS