Connect with us

Curral Novo do Piauí

Projeto Bem Viver no Semiárido é lançado em Curral Novo do Piauí e beneficiará 26 famílias da Serra do Inácio

Publicado

em

Foi realizado na última quinta-feira, 28 de fevereiro, na Serra do Inácio, zona rural de Curral Novo do Piauí, o lançamento do projeto “Bem viver no semiárido”, iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e Cáritas Diocesana do Crato.

A solenidade de lançamento contou com a realização de uma missa, presidida pelo Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio e concelebrada pelos padres Francisco Berto, de Curral Novo do Piauí e Ricardo de Barros, da paróquia de Crato, no Ceará. A celebração aconteceu na capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na comunidade Juazeirinho.

O “Bem viver no semiárido” será desenvolvido com as famílias que se encontram em vulnerabilidade social e econômica nas Comunidades da Serra do Inácio, município de Curral Novo do Piauí. Inicialmente, 26 famílias serão atendidas.

O Projeto será financiado pela Fundação Banco do Brasil e Instituto Votorantim e trabalhará com capacitações e políticas de enfretamento a seca e sustentabilidade alimentar e nutricional das famílias que se encontram nesse contexto.

Durante o evento, a secretária da Cáritas Brasileira, regional do Ceará, Patrícia Amorim, agradeceu à comunidade e falou da expectativa para o projeto. “O momento é só de agradecer, primeiramente à comunidade da Serra do Inácio, que está disposta a fazer com que suas vidas sejam transformadas. Que a gente consiga durante esse 1 ano, primeiramente, a partir das experiências que a gente vai desenvolver junto com as famílias ter êxito. Para nós é uma alegria fazer com que essas famílias tenham acesso aos seus direitos, à agua de qualidade, à dimensão produtiva. Que consigamos, através das nossas parcerias, um grande cordão humano para que essas famílias sejam beneficiadas cada vez mais” disse.

Robson Vicente, gerente da Fundação banco do Brasil, disse que será feita uma construção coletiva e falou do investimento que será feito. “O que queremos fazer é juntar forças em parcerias para poder mudar realidades. O que propomos é nos colocarmos a favor da comunidade para juntos pensarmos soluções de melhorias de qualidade de vida, vamos dar um passo de construção coletiva. Temos o propósito de investir inicialmente 500 mil reais para a construção de tecnologias sociais, como cisternas, cisternas de produção, quintais produtivos, a possibilidade de investir em energia solar. Esse é um processo inicial, após novos recursos poderão ser alocados, novos parceiros podem vir para o projeto. E a partir do segundo ano a proposta é investir outros 500 mil” falou.

Publicidade

Igor Américo, Engenheiro Eletricista e gerente dos complexos eólicos da Votorantim Energia, disse que a questão social faz parte da base da empresa. “As questões sociais são uma parte da base da empresa e poder estar aqui, aplicar essa verba e redistribuir em termo de cultura, aprendizado e melhorias para a sociedade é uma forma que a empresa encontra para retornara verba e aplicar nas questões sociais. Aqui nos sentimos parte da comunidade e fazendo o bem para a mesma nos sentimos bem também. Temos projetos sociais em várias áreas, que vão desde geração de emprego até a preparação da comunidade e todos os benefícios que vem da construção dos complexos eólicos” disse.

Verônica Carvalho, representante da Cáritas, que coordenará o projeto na comunidade disse que a expectativa para o projeto é a melhor. “Nossa expectativa enquanto Cáritas é muito grande, é uma expectativa de promoção da vida, de construir com essa comunidade uma vida digna, que direitos possam ser assegurados e outras coisas mais. Vida digna em primeiro lugar, que posamos cumprir a nossa missão” disse.

A professora Leidiana Damasceno, como representante da comunidade, disse que as famílias estão ansiosas pelo projeto. “O que a gente vem percebendo diante dessas visitas às casas, das conversas que tivemos hoje são perspectivas boas, de mudança, de transformações na vida dessas pessoas. As famílias estão todas ansiosas pelo projeto, que realmente visa a melhoria da qualidade de vida da comunidade” destacou.

Complexo Eólico Ventos do Piauí

A Serra do Inácio é onde está localizado o Complexo Eólico Ventos do Piauí, que foi inaugurado em fevereiro de 2018 e possui sete parques eólicos com 98 aerogeradores.

Publicidade

Com capacidade instalada de 206 MW, o parque eólico produz uma quantidade de energia que daria para abastecer uma cidade com 400 mil habitantes.

A implantação do projeto “Bem Viver no Semiárido” é uma das ações da Votorantim com o intuito de beneficiar as famílias que moram no entorno do parque. A região possui deficiências e pessoas que vivem em condição de miséria e diante dessa realidade tem sido cobradas ações que venham a beneficiar a comunidade.

Fotos:

 


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS