Connect with us

Francisco Macêdo

Palestra sobre o ´Agosto Dourado` incentiva amamentação em Francisco Macedo

Publicado

em

Profissionais da Saúde Municipal de Francisco Macedo promoveram na manhã desta terça-feira (27), na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde Avançada Joaquim Antão de Carvalho Neco, uma palestra que tratou sobre a campanha “Agosto Dourado – Amamentação vale ouro”, tendo como público-alvo gestantes e lactantes.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal na gestão “Trabalho e União” do prefeito Nonato Alencar por meio da Secretaria de Saúde que tem à frente do órgão o secretário, Cristóvão Alencar, com apoio da equipe da Estratégia de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio da Saúde da Família. O Agosto Dourado é uma campanha que incentiva e valoriza ações de apoio à amamentação.

A palestra foi ministrada pela enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Letícia Queiroz Valgueiro. A palestrante abordou pontos importantes sobre o aleitamento materno como enfatizou também a eficácia e riqueza em proteínas contidas no leite que influenciam na saúde do bebê.

“Durante a palestra foi abordado sobre o período de amamentação, conserva do leite, posicionamento correto, a importância do leite para a imunização da criança não só no durante a infância mas no futuro. De certo é que o aleitamento materno traz inúmeros benefícios para a mãe e para o bebê. Além de desenvolver o vínculo afetivo diminui o risco de desenvolvimento de doenças como câncer  de  mama e ovário, anemias, hemorragias. O leite materno é rico em água, proteínas, gorduras e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento e proteção da criança”, pontuou a enfermeira.

Durante a palestra foi desenvolvida uma dinâmica sobre coordenação da fisioterapeuta, Micaela Rocha e, da assistente social, Carla Lariza, que teve como objetivo promover  interação entre as mães lactantes e as gestantes que participaram do encontro como forma de emponderamento materno. De acordo com a assistente social e coordenadora do Nasf, foi realizado uma desfie com as gestantes e também com mães com crianças de colo. Como regulamento a mãe ou gestante mais talentosa era considerada a ganhadora.

Publicidade

“A mãe que ganhou o desfile foi premiada com um perfume do Boticário e as demais foram presenteadas com batom, esmalte e lixa de unha. Todas as mulheres que participaram ganharam brinde”, explicou a assistente social.

Ao final foi servido lanche para todos os participantes do encontro.

Estiveram presentes: a coordenadora da Unidade de Saúde e administradora do E-SUS, Millena Alencar; o coordenador da Atenção Básica Cleverlândio Ramos; a assistente social e coordenadora do NASF, Carla Lariza; a fisioterapeuta, Micaela Rocha; a enfermeira e palestrante, Letícia Valgueiro; as ACS´s: Betinha Alencar, Regina Macedo e Maria Aparecida de Jesus juntamente com as gestantes e lactantes.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS