Connect with us

Jaicós

Câmara aprova projeto e requerimento solicitando mais uma Casa Lotérica para Jaicós

Publicado

em

Após uma prolongada discussão que se estendeu por mais de uma hora, a Câmara Municipal de Jaicós aprovou por maioria, na sessão desta segunda-feira (01), o Projeto de Lei 09/2014, de autoria do Executivo Municipal, que altera a Lei Orçamentária Anual e amplia o crédito adicional suplementar de 10% para 40% do exercício financeiro de 2014.

O plenário reprovou, também por maioria, a Emenda Modificativa do vereador Flávio Silveira (PT), que propôs o aumento do crédito de 10% para 20%. O parlamentar alegou que a suplementação proposta pelo Executivo desclassificava o Orçamento aprovado em dezembro de 2013.

Na mesma sessão, foi aprovado o requerimento de autoria do vereador Flávio José de Macedo Silveira, o Doutor (PT), em que solicita da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal no Piauí, a disponibilização de mais uma Casa Lotérica para o município de Jaicós.

Segundo o autor, a única Casa Lotérica existente na cidade de Jaicós está sobrecarregada, devido também ao aumento dos beneficiários dos programas sociais, sendo que, todos os pagamentos são efetuados pela Casa Lotérica. Outro agravante, destacado pelo parlamentar, é a falta de comodidade. “As pessoas ficam ao meio do sol ou da chuva e às vezes nem resolvem seus problemas, havendo casos das pessoas se deslocarem para municípios vizinhos para retirar seu benefício. Somente o bolsa família soma mais de 5 mil beneficiários”, disse Doutor.

Para o petista, uma nova Lotérica facilitaria o pagamento dos beneficiários dos programas sociais e outros atendimentos aos clientes da Caixa Econômica Federal.

Vereador Flávio Silveira - PT

Vereador Flávio Silveira – PT

O vereador destacou que Jaicós é uma cidade polo de grande importância econômica. “Jaicós está localizado numa microrregião com aproximadamente 100 mil habitantes, e destes, 20 mil no próprio município. “Os municípios de Massapê do Piauí, Patos do Piauí, Campo Grande do Piauí, Francisco Macedo, Padre Marcos e Caridade, movimentam suas contas bancárias na Agência do Banco do Brasil, que é a única agencia bancária do município. Além disso, temos a maior feira do Piauí, frequentada por pessoas de Teresina, Picos, Caruaru-PE, Fortaleza-CE e demais municípios circunvizinhos que comercializam constantemente na feira”, argumentou.

Publicidade

Moção de Aplauso

Ainda na sessão, o vereador Flávio Silveira solicitou Moção de Aplausos ao Grupo Cordão de Ouro, por ter sido a Capoeira reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

“A história da capoeira começou no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro.

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.

O reconhecimento da capoeira como patrimônio demarca a conscientização sobre o valor da herança cultural africana, que, no passado, foi reprimida e discriminada. Assim, o grupo de Capoiera Cordão de Ouro está de parabéns, bem como seus participantes e organizadores por representar nosso munícipio com essa prática importante para a história do Brasil, que foi reconhecida mundialmente como patrimônio imaterial da humanidade”, justificou o autor.

Publicidade

DSC_0004 DSC_0008 DSC_0011 DSC_0013 DSC_0014 DSC_0016 DSC_0017 DSC_0019 DSC_0020 Sessão jaicos 01 12 (2) Sessão jaicos 01 12 (6) Sessão jaicos 01 12 (7) Sessão jaicos 01 12 (8) Sessão jaicos 01 12 (9)

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS